Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil

Em 226 dias, Valdeni Pinheiro Alves visitou as 27 capitais brasileiras e ainda passou por mais de 400 cidades, superando o próprio recorde

18/02/2019
19540 Acessos
Imprimir
Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil
Amazonense Valdeni Pinheiro Alves percorreu 21 mil quilômetros em 229 dias, superando a própria marca junto ao RankBrasil / Foto: Arquivo recordista
O amazonense Valdeni Pinheiro Alves supera o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2019, de Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do país. Em 226 dias ele percorreu 21 mil quilômetros e além de visitar as 27 capitais brasileiras, passou por mais de 400 cidades.

A trajetória teve início em 4 de novembro de 2016, na cidade de Apuí (AM), terminando no dia 17 de junho de 2017, em Macapá (AP). O ciclista de Humaitá (AM) conquistou o título anterior entre 2011 e 2012, fazendo o percurso em 232 dias.

A primeira capital visitada foi Porto Velho – RO, passando depois por Cuiabá – MT, Brasília – DF, Goiânia – GO, Palmas – TO, Belém – PA, São Luís – MA, Teresina – PI, Fortaleza – CE, Natal – RN, João Pessoa – PB, Recife – PE, Maceió – AL, Aracajú – SE, Salvador – BA e Vitória – ES.
Na sequência, ele foi para Belo Horizonte – MG, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Porto Alegre – RS e Campo Grande – MS. Voltou para Porto Velho e visitou o Rio Branco – AC, retornando novamente para Porto Velho. Então ele chegou a Boa Vista – RR, passou por Manaus – AM e finalizou a viagem em Macapá – AP.
Aos 40 anos de idade, o ajudante de produção decidiu quebrar o próprio recorde para ver a felicidade de sua mãe Raimunda das Chagas Pinheiro e de toda sua família. “Também gostaria de mostrar para as pessoas que com força de vontade tudo é possível”, diz.

Entre as dificuldades do percurso ele aponta a falta de apoio financeiro e as rodovias sem acostamento. Na mochila, o ciclista levou somente o essencial: um kit necessário para a manutenção da bike, roupas, atas para registro do percurso, celular pra fotografar os pontos de referência e um mapa.

Valdeni comenta que a principal diferença entre a viagem realizada em 2011/2012 e esta agora foi que centenas de pessoas já o conheciam da trajetória anterior. “Posso resumir os momentos mais marcantes em uma única frase: a solidariedade do povo brasileiro”, destaca.

De acordo com o amazonense, a superação do recorde junto ao RankBrasil é uma emoção inesquecível e uma felicidade muito grande pra aqueles que fazem parte desta história.

Pela nova marca brasileira, ele agradece em primeiro lugar “ao nosso Senhor Jesus e à Virgem Nazaré”. O recordista também presta agradecimentos à sua mãe, à sua esposa Antônia Barros, aos familiares e a todos os amigos que o apoiaram nesta aventura.

Recorde comprovado
Para o registro do recorde, a equipe do RankBrasil analisou todo o material enviado pelo ciclista, como declarações de testemunhas, fotos, vídeos, entre outros documentos que comprovaram datas e locais.

Recorde Superado:

AnoRecordistaCidadeUFDiasKm percorridos
2012Valdeni Pinheiro AlvesHumaitáAM23221.000
2005Silvio MarchioriCuritibaPR34520.010