Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil

Em 123 dias, Valdeni Pinheiro Alves visitou as 27 capitais brasileiras, batendo novamente o próprio recorde

24/07/2020
28852 Acessos
Imprimir
Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil
Valdeni Pinheiro Alves quebra o próprio recorde de Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil / Foto: Arquivo recordista
O amazonense Valdeni Pinheiro Alves quebra novamente o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2020, pela Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil. Em 123 dias, ele percorreu 18.715 quilômetros, passou pelas 27 capitais do país e ainda visitou mais de 400 cidades.

O desafio teve início em 5 de maio de 2019 e foi concluído em 4 de setembro do mesmo ano. Valdeni saiu do município de Humaitá (AM) para Boa Vista (RR), depois para Manaus (AM), Porto Velho (RO) e chegou ao Rio Branco (AC). Então voltou a Porto Velho (RO) e visitou Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Palmas (TO).

Na sequência foi para Belém (PA), Macapá (AP), voltou a Belém (PA) e então passou por São Luis (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN). O recordista também visitou João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Vitória (ES). Ele completou o percurso passando por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Esta é a terceira vez que Valdeni entra para o RankBrasil por fazer este percurso. Entre 2011 e 2012, o amazonense bateu o recorde com 232 dias. Entre 2016 e 2017 superou sua marca com 226 dias. De acordo com ele, as principais dificuldades foram a falta de apoio e algumas rodovias sem acostamento. “Desta vez o desafio se tornou mais fácil porque eu já conhecia todo o trajeto”, revela.
Na mochila, o ajudante de produção de 41 anos de idade levou somente o essencial: um celular, um tripé para tirar fotos com qualidade e registrar o percurso, ferramentas para fazer a manutenção da bicicleta, uma bandeira dos Embaixadores da Paz e do Brasil, duas trocas de roupas e material de higiene pessoal.

Valdeni comenta que foi uma emoção inexplicável completar este percurso mais uma vez. “Só quem consegue concluir uma meta pode sentir este tipo de emoção, mas a emoção maior foi saber que minha mãe Raimunda das Chagas Pinheiro também se sentiu feliz com minha realização”.

Segundo ele, o mais importante é mostrar para os outros que tudo é possível. “Entrar para o RankBrasil é o sonho de muitas pessoas. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desta história”, destaca. “Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram durante minha trajetória, o que contribuiu para que eu concluísse com sucesso este desafio”, finaliza.

Recorde Superado:

AnoRecordistaCidadeUFDiasKm percorridos
2020Valdeni Pinheiro AlvesHumaitáAM12318.715
2019Valdeni Pinheiro AlvesHumaitáAM22621.000
2012Valdeni Pinheiro AlvesHumaitáAM23221.000
2005Silvio MarchioriCuritibaPR34520.010