Maior laranja do Brasil

Superação de recorde: confira como a natureza pode sempre reservar uma surpresa

04/10/2007
21487 Acessos
Imprimir
Maior laranja do Brasil
Foto: Arquivo pessoal - Ruben Gomes dos Santos
No sítio Catu, localizado no município de Pirambu – SE, o proprietário Ruben Gomes dos Santos colheu a Maior laranja do Brasil, superando o recorde já homologado pelo RankBrasil.

Há três anos e meio, o proprietário cultiva laranjas em sua propriedade. A incrível fruta pesa 3,44 kg e mede 77 cm de circunferência. Foi cultivada por plantio direto, ou seja, por muda, e utilizado apenas adubo orgânico como agente fertilizante. A laranja é do tipo Bahia. A partir desta variedade da fruta que a citricultura virou um ramo peculiar da agricultura no Brasil.

Ruben conta que nunca havia colhido frutas com medidas fora do normal, mas que já existem seis laranjas de tamanho superior em desenvolvimento. Na propriedade, são cultivadas ainda outras frutas como coco, goiaba, araçá, jabuticaba, pitanga, jaca, limão, acerola, cacau, cereja, caju, abacateiro, manga, etc.

Além de todas estas árvores frutíferas, no sítio Catu são criados animais como galinhas, gansos, patos, perus, pavão, paturis, ovelhas, cabras, coelhos e algumas espécies de peixes.

Com toda esta variedade de frutas e animais, o sítio pode ser considerado um paraíso de diversidades. “O destino do que produzimos aqui é para consumo próprio e comercialização, mas a laranja vai ser consumida aqui mesmo”, afirma o proprietário.

Laranja Bahia
É também conhecida como laranjas-de-umbigo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é bem amarela, a polpa suculenta, sabor ácido e adocicado e é rica em vitamina C.

Recorde Superado

RecordistaAnoEstadoPeso
Cloy Dias Dutra2006RJ 3,210 kg e 70 cm


Redação: Raquel Susin