Maior mandioca do Brasil

O recorde é da cidade de Natividade da Serra, no Vale da Paraíba - SP

03/09/2007
15790 Acessos
Imprimir
Maior mandioca do Brasil
Com 42,5kg, a Maior mandioca do Brasil foi encontrada na cidade de Natividade da Serra, no Vale da Paraíba, interior do Estado de São Paulo, na propriedade de Hélio Marcondes de Castro.

O sítio de Hélio possui 25 alqueires de terras muito produtivas e é herança de família. Ele já morou nessas terras com seus pais e irmãos, e foi sua mãe, Maria Valéria de Castro, quem plantou a mandioca há cindo anos. Hoje falecidos, Maria Valéria e Sebastião Marcondes de Castro recebem uma homenagem do filho Hélio.

A propriedade tem uma terra surpreendente. A mandioca recordista foi colhida no dia 10 de agosto, é do tipo amarela e a parte mais grossa chega a 83cm de diâmetro. Para o cultivo desta raiz não foram utilizados fertilizantes ou adubos.

As mandiocas da propriedade têm pesos entre oito e 15 kg, enquanto uma mandioca normal é de apenas 450g. O sítio produz ainda maracujás, que chegam a pesar 750g e rendem 60% de polpa, e abóboras, com peso de até 50kg. A produção abastece o mercado municipal e feirantes da cidade de Taubaté – SP.

A mandioca gigante ficou em exposição no mercado Shibata, na cidade de Taubaté, por 12 dias, mas teve que ser armazenada em câmara fria para que não apodrecesse. “Ela era maior que isso, mas teve perda de líquido e quebrou”, conta o dono da mandioca.

Hélio Marcondes está muito feliz em prestar esta homenagem aos pais e declara: “Essa rama é especial, não vamos achar mais, conseguimos unir o útil ao agradável, a rama de qualidade e a terra propícia". O recordista ainda agradece ao deputado Padre Afonso, por ter indicado o RankBrasil.

Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires