Primeiro santo do Brasil

Frei Galvão foi canonizado em 2007, durante a visita do papa Bento XVI ao país

16/05/2007
42796 Acessos
Imprimir
Primeiro santo do Brasil
O frei brasileiro Antônio de Sant´Ana Galvão é o Primeiro santo do país. Ele foi canonizado (santificado) no dia 11 de maio de 2007, durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil.

A cerimônia aconteceu em uma missa celebrada no Campo de Marte, na capital paulista. Antes disto, o frei foi beatificado pelo papa João Paulo II, em 8 de abril de 1997.

Galvão nasceu em 1739, na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo e morreu em 1822, na capital do Estado, poucos meses após o Brasil se tornar independente de Portugal.

O primeiro milagre do frei foi a cura de uma menina de quatro anos, em 1990, que estava internada com hepatite na UTI.

Em 1999 ocorreu um milagre duplo. Através da intercessão de Galvão, uma mãe conseguiu superar uma gravidez de alto risco e seu filho, nascido com uma doença grave, também foi curado.

Visita do papa ao Brasil
A visita do papa Bento XVI ao Brasil durou pouco. A chegada foi em 09 de maio, retornando para o Vaticano quatro dias depois. Os principais objetivos foram reafirmar o catolicismo na América, canonizar o frei Galvão e abrir a Conferência dos Bispos na cidade de Aparecida do Norte, vizinha a Guaratinguetá.


Redação: Rejane Rehfeld
Revisão: Fátima Pires