Maior tempo tocando a mesma música

O recorde é da banda Afarra, que tocou a mesma canção por 12 horas seguidas

22/10/2007
8916 Acessos
Imprimir
Maior tempo tocando a mesma música
O RankBrasil homologou a banda Afarra, da cidade de Santos - SP, que ficou 12 horas consecutivas tocando a música ´Tamborim e Computador´.

Levando em consideração as dificuldades que o mercado da música enfrenta, nacionalmente e internacionalmente, a banda decidiu mostrar e provar que tinha um diferencial.

"O mercado fonográfico está muito confuso, tanto pela pirataria, como pela falta de patrocínio, foi quando tive a ideia: temos que chamar a atenção de alguma forma”, conta Beto Brazil, um dos integrantes.

O grupo resolveu surpreender, chamar a atenção da mídia, dos fãs e fazer um trabalho relacionado a uma entidade social, arrecadando alimentos como entrada para o show.

Depois dos detalhes decididos, a banda iniciou os preparativos físicos e psicológicos para essa incrível jornada, tocando 12 horas a mesma música.

Eles tiveram a ajuda de um profissional da saúde, que se preocupou com a resistência dos integrantes, e durante uma ano, os integrantes passaram por uma preparação espiritual e psicológica, fazendo ensaios de até três horas sem parar.

Durante a apresentação, os músicos se alimentaram à base de líquidos, massas, repositores de sais e barras de cereais. Quando um integrante precisava se ausentar para ir ao banheiro, quem assumia era Beto Brazil, que toca vários instrumentos, o que facilitou o recorde.

Na hora em que ele precisava deixar a banda, eram realizados curtos improvisos. “Tudo que fizemos, desde a troca de instrumentos, foi ensaiado exaustivamente”, comenta Beto.

A busca por patrocínio foi uma das tarefas mais difíceis que a banda enfrentou, mas devido à insistência, perseverança, apoio de amigos e fãs, o evento foi tomando corpo e tendo o reconhecimento merecido.

“Começamos a ter crédito quando a loja de instrumentos musicais W&K nos deu apoio, depois chegaram outros patrocínios: Academia Body Shape, Estúdio Toca do Tubarão, Enio Moda Masculina, Panificadora Sical e Luis Fernando Cardoso, e fomos ganhando ainda mais credibilidade”, destaca.

A banda acredita que depois da certificação do recorde pelo RankBrasil vai ficar mais fácil comprovar a veracidade do feito, devido à documentação fornecida e credibilidade do Livro dos Recordes.

A banda
A banda é formada por quatro integrantes: Beto Brazil (voz), Zé Luño (baixo e backing vocal), Reinaldo Andrade (guitarras e backing vocal) e Renato Muniz (bateria).

O grupo surgiu depois de uma viagem a Minas Gerais, em 1992, onde os músicos Beto Brazil e Zé Luño, junto com dois amigos e um repertório formaram a ´Scort Boys´, que depois, em 1994, viria a ser conhecida como banda Afarra.

Desde que começou, a banda realiza muitos shows, em cidades do litoral paulista, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo capital, mas o objetivo é viajar todo o país com suas músicas.

Os músicos da Afarra sempre levam a sério a identidade da banda e a química que deve existir entre os integrantes, mas não deixam de lembrar as pessoas que passaram pelo grupo e deixaram suas marcas: Alexandre Gomes, Alexandre Blanc, Igor Wilcox e Fábio Jabur.

Nota de falecimento
O RankBrasil comunica o falecimento de Zé Luño, integrante da banda Afarra. A equipe do Livro dos Recordes sente a perda de um grande recordista.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires