Maior quantidade de instrumentos tocados simultaneamente

Com grande habilidade, Alfredo Luiz Ayres ouviu a bateria de uma escola de samba e teve a ideia de colocar aquele som em um só instrumento

27/05/2008
17567 Acessos
Imprimir
Maior quantidade de instrumentos tocados simultaneamente
Foto: Arquivo pessoal - Alfredo Luiz Ayres
Da cidade de São Vicente - SP, Alfredo Luiz Ayres, conhecido como Sambatera, supera o próprio recorde e entra novamente para o RankBrasil.

No primeiro recorde, conquistado em 2005, ele fabricou uma bateria com 17 instrumentos e tocou 14 deles simultaneamente. Desta vez, Sambatera adicionou dois instrumentos, com um total de 19 e tocando 17 deles ao mesmo tempo.

Com grande habilidade, o recordista conheceu a música com o pai, o maestro Oswaldo Luiz Ayres, quando começou a estudar piano, violão, bateria e percussão. Certa vez ouviu a bateria de uma escola de samba e teve a ideia de colocar aquele som em um único instrumento.

Durante mais de 15 anos, Alfredo se dedicou a estudos, adaptação de instrumentos e desenvolvimento de técnicas capaz de reproduzir o som de uma bateria inteira de escola de samba. No ano de 1990, no Rio de Janeiro - RJ, seu projeto foi finalizado.

O mais curioso de tudo isso é o mecanismo que proporciona ao artista a articulação de todos os instrumentos. A invenção conta com um repinique e um tarol, usados para a entrada da bateria, mas não contabilizados por não serem utilizados simultaneamente.

Sambatera é reconhecido em todo o Brasil, já tocou para grandes celebridades e demonstra muito amor pela música, o que faz dele um profissional e um recordista de muito sucesso.

Instrumentos utilizados
>6 tamboris na boca, uma baqueta adaptada em formato de W
>1 apito
>1 surdo de tempo forte – calcanhar direito;
>1 surdo de tempo fraco – ponta do pé direito
>1 surdo de 3ª – mão esquerda
>2 caixas – mão direita
>1 chimbal – calcanhar direito
>1 pandeiro meia lua – calcanhar direito
>1 prato – mão esquerda
>1 baqueta com chocalho – mão direita
>1 maraca tocada com chocalho – mão direita


Recorde superado
ano recordista instrumento simultaneamente
tocados
2005 Alfredo Luiz Ayres 17 14






Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires