Maior goleada do futebol brasileiro

Em 1909, o time carioca Botafogo venceu o Sport Club Mangueira pelo placar de 24 x 0

29/06/2009
20307 Acessos
Imprimir
Maior goleada do futebol brasileiro
A Maior goleada do futebol brasileiro, que entra para o Livro dos Recordes, aconteceu em 30 de maio de 1909. O Botafogo venceu o Sport Club Mangueira por 24 x 0, no jogo que aconteceu pelo Campeonato Carioca e foi apitado pelo árbitro Antônio Miranda.

O primeiro tempo da partida terminou com um placar de 9 x 0 para o time Alvinegro. No segundo tempo, a rede balançou outras 15 vezes, em 40 minutos de partida. Na época, os tempos dos jogos tinham cinco minutos a menos, resultando assim em uma média de 2,6 minutos para cada gol.

O time rubro-negro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, Mangueira, desistiu faltando quatro rodadas para o encerramento do campeonato, com um saldo de um empate e nove derrotas em 10 jogos. A equipe marcou quatro gols e sofreu 45, com 24 deles marcados pelo Botafogo.

Escala
Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.
Mangueira: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.

Gols da partida
> Gilbert Hime (9)
> Flávio Ramos (7)
> Monk (2)
> Lulu Rocha (2)
> Raul Rodrigues (1)
> Dinorah (1)
> Henrique Teixeira (1)
> Emmanuel Sodré (1)


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires