Maior acarajé do Brasil

O recorde é do Resort Breezes Bahia, conquistado na festa de independência do estado

05/07/2009
8662 Acessos
Imprimir
Maior acarajé do Brasil
Foto: Acervo RankBrasil
O Resort Breezes Bahia, localizado na Costa do Sauípe, entra no RankBrasil pela produção do Maior acarajé do país, com 17,4kg. O recorde foi conquistado durante a festa de Independência da Bahia, realizada em 02 de julho de 2009.

“O Breezes sempre promoveu e valorizou as manifestações culturais e artísticas baianas. Por isso não poderíamos ficar de fora das homenagens prestadas à Bahia neste dia. Produzir o maior acarajé foi uma maneira que encontramos para homenagear o estado e a sua independência”, conta Xavier Veciana, diretor geral do Grupo SuperClubs no Brasil e administrador do resort.

A festa contou com a presença da baiana Claudinha, sucessora da baiana do acarajé Dinha, considerada uma das mais famosas quituteiras de Salvador. Além dela, uma legítima baiana apresentou e serviu o ´super acarajé´ aos hóspedes durante o almoço, contando a história da data e do prato.

Rodas de Samba e Capoeira com a comunidade da Mata de São João, além de feirinha de artesanato, também animaram o evento.

O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, acompanhou a festa e confirmou o recorde. "A abundância de energia e alegria do pessoal do Breezes, saborear livremente vários pratos, as melhores bebidas em diversos bares, são o que mais nos marca do Resort: o festejo do ´super acarajé´ tinha que ser feito aqui”, destaca.

Acarajé
O acarajé é um prato de origem africana, preparado com feijão fradinho, cebola, sal e azeite de dendê. Normalmente, um acarajé possui cerca de 200g e 5cm de diâmetro.

A iguaria tem tanta importância cultural no Brasil que foi tombado como patrimônio nacional, no final do ano de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan. O acarajé recordista foi feito pelo subchefe de cozinha do Resort Breezes, Paulo Silva.

Resort Breezes
O Breezes Costa do Sauípe é o único resort do Brasil a operar com o diferenciado sistema super-inclusive. Entre outras vantagens, todas as refeições, bebidas nacionais e importadas sem limite e atividades de entretenimento e cultura estão incluídas no preço da diária.

Tudo o que se consome no resort não têm custo adicional e essa comodidade é válida a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

Independência
A Bahia foi o último estado brasileiro a se declarar independente de Portugal. Em 02 de julho de 1823 foi concluído o processo de desvinculação do estado à corte portuguesa e esta data é comemorada até hoje pelo povo baiano.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Itabatã News
Papo De Gordo