Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto protendido

Projetada pela ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda, estrutura inovadora permite ao público a visualização global de jogos ou eventos, sem interferências visuais ou pontos cegos

27/07/2012
7056 Acessos
Imprimir
Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto protendido
Foto:Ginásio do Sesi - Roberto Limeira
A estrutura moderna e arrojada do ginásio de esportes do SESI/SENAI, de Natal – RN, possibilitou à ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda, em 2012, a conquista de seu quarto título brasileiro junto ao RankBrasil.

Desta vez, a empresa obteve o recorde de Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto protendido do país, com a marca de 60 metros de comprimento. O projeto estrutural foi elaborado pelos diretores da ENGECAL, os engenheiros José Pereira da Silva, Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Conforme o engenheiro José Pereira, o maior diferencial da estrutura feita em concreto protendido é que possibilita um enorme vão livre sem a presença de pilares, os quais atrapalhariam a visão total da quadra de esportes, em determinados lugares.

“Desta forma, o ginásio apresenta linhas arquitetônicas modernas, grande arrojo estrutural com inexistência de pilares centrais, proporcionando ao público uma visualização global dos jogos ou eventos, sem interferências visuais ou pontos cegos”, reforça.

Inaugurado na década de 80, a obra demorou dois anos para ficar pronta. “A maior dificuldade encontrada no projeto foi o dimensionamento das vigas protendidas, em relação à sua diretriz longitudinal representada por um ‘v’ invertido simétrico”, lembra o engenheiro.

Além de ginásios de esportes, José Pereira indica a utilização da estrutura em concreto protendido para as edificações que necessitem de grandes vãos, como por exemplo, catedrais e estádios de futebol.

Localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, o ginásio recordista já foi palco de eventos importantes, como os Jogos Regionais e Nacionais do SESI e a Ação Global, projeto da Rede Globo, em parceria com o SESI, que foi criado em 1995 para prestar serviços gratuitos à população.

O ginásio de esportes do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem o formato de um trapézio. A escolha foi do responsável pelo projeto arquitetônico, o arquiteto Moacyr Gomes, por representar uma forma diferente da tradicional e da moderna.

Visão inovadora
Este é o quarto título brasileiro conquistado pela ENGECAL, que atua no mercado de forma diferenciada. “Trabalhamos com uma visão inovadora, projetando estruturas modernas que possuam características inéditas”, finaliza o engenheiro José Pereira.

A empresa, que tem sede na cidade de Natal, também possui os recordes de Estrutura com maior balanço em concreto protendido, Catedral com maior vão livre em concreto protendido e Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto armado.


Redação: Fátima Pires