Primeiro hospital público veterinário do Brasil

Implantado em São Paulo, hospital gratuito entrou em funcionamento em 02 de julho de 2012

06/01/2013
3996 Acessos
Imprimir
Primeiro hospital público veterinário do Brasil
Foto: Elaine Paiva
O primeiro hospital público veterinário do país, que entra para o RankBrasil, foi implantado no bairro Tatuapé, na cidade de São Paulo, e entrou em funcionamento no dia 02 de julho de 2012.

Apelidado de Publicão, o hospital foi uma reivindicação do vereador Roberto Tripoli (PV-SP), que conseguiu uma emenda no orçamento da Prefeitura Municipal, concretizando uma antiga luta do movimento de proteção animal da capital paulista.

A verba inicial obtida no orçamento municipal de 2012 foi de R$ 10 milhões. A concretização do projeto foi possível pela parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa – SP), responsável por equipar e gerir o local.

Com atendimento gratuito, o hospital faz consultas em cães e gatos, cirurgias, medicações, curativos, exames laboratoriais – incluindo hemogramas, bioquímicos e sorologias – eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias, além de possuir uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O atendimento
O hospital conta com 25 veterinários, que se dividem em cerca de 40 atendimentos diários. Para conseguir o atendimento gratuito, os donos dos animais de estimação precisam ser moradores da cidade de São Paulo, além de beneficiários de programas sociais da Prefeitura Municipal, ou provar que não têm condições financeiras de arcar com consultas e tratamentos veterinários.


Fontes: Jovem Pan Online, UOL Cotidiano e Revista Veja São Paulo
Redação: Fátima Pires