Dupla feminina de vôlei de praia com maior número de títulos mundiais

Recorde é de Juliana e Larissa, que em 2012 conquistaram o heptacampeonato no torneio

21/11/2012
9411 Acessos
Imprimir
Dupla feminina de vôlei de praia com maior número de títulos mundiais
As brasileiras Juliana Felisberta da Silva e Larissa França, que entram novamente para o RankBrasil, formam a dupla feminina de vôlei de praia com maior número de títulos do Circuito Mundial, com o heptacampeonato no torneio.

Elas disputaram nove temporadas e conquistaram o primeiro lugar na competição entre 2005 e 2007, e de 2009 a 2012. Com sete títulos, a dupla superou as também brasileiras Adriana Behar e Shelda, que eram detentoras do recorde, com vitórias entre 1997 e 2001, além de 2004.

O Circuito Mundial começou em 1992 e o Brasil é destaque com 18 títulos. Além de Juliana e Larissa, e Adriana Behar e Shelda, brilharam no torneio as duplas brasileiras Mônica e Adriana Samuel, Jacqueline e Sandra, Ana Paula e Sandra, e Shelda e Ana Paula. Além do Brasil, somente os Estados Unidos venceram a competição, com apenas três conquistas.

Bicampeãs Pan-Americanas
As jogadoras Juliana e Larissa também formam a primeira dupla brasileira bicampeã pan-americana de vôlei de praia. Elas obtiveram o primeiro lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007 e em Guadalajara, no México, no ano de 2011.

Nas Olimpíadas
Nos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, realizados em 2012, Juliana e Larissa conquistaram a medalha de bronze. Nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, as jogadoras deveriam atuar juntas, mas uma lesão tirou Juliana do torneio. Larissa teve Ana Paula como companheira, mas elas foram eliminadas nas quartas de final.

Fim da dupla
Juliana nasceu em Santos – SP, em 22 de julho de 1983, e Larissa em Cachoeiro de Itapemirim – ES, no dia 14 de abril de 1982. Formada em 2004, a dupla foi considerada inúmeras vezes a melhor do mundo no esporte, pela Federação Internacional.

Antes da conquista do heptacampeonato no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, as jogadoras anunciaram que vão se separar no final de 2012. Larissa vai se afastar das quadras para cuidar da vida pessoal e Juliana deve formar dupla com Maria Elisa.


Fontes: Confederação Brasileira de Voleibol, IG Esporte e Rede Record
Redação: Fátima Pires