Maior rally de velocidade do país

Em 2013, prova realizada no Rio Grande do Sul reuniu cerca de 90 mil espectadores, com a participação de 93 duplas do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia

30/05/2012
3260 Acessos
Imprimir
Maior rally de velocidade do país
Foto: Marcelo Dalla Rosa
O maior rally de velocidade do Brasil acontece na cidade de Erechim, interior do Rio Grande do Sul.

A 16ª edição reuniu cerca de 90 mil espectadores, com a participação de 93 duplas do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia, divididos em seis categorias.

Organizado pelo Erechim Auto Esporte Clube, aproximadamente 900 pessoas trabalham em prol do evento, que é preparado durante seis meses. Nos dias de competição, o rally conta com mais de 1,2 mil voluntários.

A prova abriu a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro e também é válida para os campeonatos Gaúcho e Sul-Americano na modalidade. Os 16 anos de existência do Rally Internacional de Erechim fizeram com que a cidade, que tem quase 100 mil habitantes, ficasse conhecida como a Capital do Rally de Velocidade do Brasil.

Estrutura
O Parque de Apoio e a estrutura do Rally de Erechim estão localizados junto ao Parque da Accie, local que oferece instalações adequadas para a realização de provas diurnas e noturnas.

Categorias
O rally recordista conta com seis categorias. A Classe 2 engloba carros de tração 4x4, com preparação ampliada; a Classe 3, veículos de tração 4x4, com preparação limitada; e a categoria Classe 6 abrange os carros de tração 4x2, com motor de até 1,6 litros e preparação ampliada.

Já a Classe 8 é para os carros de tração 4x2, com motor de até 1,8 litros; a Classe 9 para os de tração 4x2, com motor de até 1,6 litros e preparação limitada; e a Categoria R1 para os veículos de tração 4x2, com motor de até 2,0 litros.

Reconhecimento
Em 2006, o Rally de Erechim passou a fazer parte do calendário do Campeonato Sul-Americano de Rally de Velocidade. Atualmente é considerado pela Confederação Desportiva Automobilística Sul-Americana (Codasur) a prova melhor organizada do torneio continental.

Carbono Zero
A partir da edição de 2012, a organização do Rally de Erechim desenvolveu o programa Carbono Zero, que tem por objetivo neutralizar a emissão de CO2 na atmosfera com o plantio de árvores.

Zelando pelo meio ambiente, o programa prevê um balanço de quantas toneladas de CO2 são emitidas pelos veículos que participam do rally e consequentemente são plantadas árvores em quantidade suficiente para que ocorra a neutralização do gás.


Fontes: Confederação Brasileira de Automobilismo, Diário da Manhã e site oficial do Rally de Erechim
Redação: Fátima Pires