Primeira medalha do Brasil em competições internacionais de Parabadminton

Com apenas 16 anos de idade, recorde é do paulista Gabriel Partinelli Jannini, que obteve o bronze em torneio realizado na Espanha

26/05/2012
2746 Acessos
Imprimir
Primeira medalha do Brasil em competições internacionais de Parabadminton
O paulista Gabriel Partinelli Jannini, de apenas 16 anos, conquistou um feito inédito para o país. Ele obteve a Primeira medalha do Brasil em competições internacionais de Parabadminton.

Ao lado do turco Aslan Sahin, o brasileiro ficou com a terceira colocação na dupla, categoria WH3-WH1 (que envolve todos os cadeirantes com lesões leves até severas), recebendo a medalha de bronze.

O recorde aconteceu durante o 3° Torneio Internacional da Espanha de Parabadminton, realizado em Palma de Mallorca, entre os dias 9 a 13 de maio de 2012.

Jovem campeão
Atleta da Sociedade Hípica de Campinas, Gabriel Jannini começou a disputar a modalidade aos 12 anos e com 15 se tornou campeão no 1° Pan-Americano de Parabadminton, realizado em Curitiba – PR, em 2010.

No mesmo ano, o jovem representou o Brasil em outras competições internacionais. Ele participou do Torneio da Alemanha e no Mundial da Guatemala.



Parabadminton
Jogado individualmente ou em duplas, o Badminton é semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, mas praticado com raquetes e uma peteca ou volante. Embora pouco difundido no Brasil, é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol.

O Parabadminton ou Badminton adaptado é dividido basicamente em duas categorias: Wheelchair, para cadeirantes e Standing, para andantes. Estas categorias podem ser subdivididas de acordo com o tipo e o grau de lesão ou deficiência.


Fontes: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Badminton e Wikipédia
Redação: Fátima Pires