Primeiro nome do Brasil

Antes mesmo de Cabral descobrir o país em 1500, os índios usavam o termo, que significa terra das palmeiras

06/09/2012
30181 Acessos
Imprimir
Primeiro nome do Brasil
O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, que em tupi-guarani significa terra das palmeiras. O termo era utilizado pelos índios, antes mesmo de Pedro Álvares Cabral descobrir o país em 1500.

Com a chegada dos portugueses, o Brasil foi batizado com vários nomes, entre eles, Ilha (Terra) de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Terra dos Papagaios, América, Terra do Brasil, Índia Ocidental, Estados Unidos do Brasil, entre outros.

No ano de 1969, foi instituído o nome oficial do país – República Federativa do Brasil – utilizado até os dias atuais. A escolha do termo aconteceu com o objetivo de fazer referência e reforçar o sistema republicano vigente.

Significado do nome Brasil
O nome Brasil foi dado pelos portugueses, em função da grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. A palavra deriva de brasa, uma vez que esta árvore possui uma seiva avermelhada, que tem cor de brasa.

Pau-brasil
Com o nome científico Caesalpinia echinata, o pau-brasil é uma árvore que alcança de 10 a 15 metros de altura. Também é conhecida como ibirapiranga, ibirapitá, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-rosado, entre outros.

De acordo com historiadores, a extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na terra recém-descoberta. Eles utilizavam a árvore para obtenção de madeira e também de resina, utilizada como tintura em manufaturas de tecidos de alto luxo.

República Federativa
O Brasil é uma República Federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal, onde se localiza a capital Brasília. O país é dividido em três poderes: legislativo, de responsabilidade do Congresso Nacional, executivo, do Governo Federal, e judiciário, do Supremo Tribunal Federal.


Fontes: Revista de História, Wikipédia e História do Mundo
Redação: Fátima Pires