Jogo mais longo do tênis olímpico em dupla

Partida realizada nas Olimpíadas de Londres durou quatro horas e 21 minutos. Brasileiros venceram os checos Tomas Berdych e Radek Stepanek, chegando às quartas de final do torneio

10/08/2012
3754 Acessos
Imprimir
Jogo mais longo do tênis olímpico em dupla
Os tenistas Bruno Soares e Marcelo Melo protagonizaram recordes históricos nas Olimpíadas de Londres: eles disputaram o jogo mais longo do tênis olímpico em dupla, que resultou no maior número de games de todos os tempos do torneio, totalizando 63.

A partida durou quatro horas e 21 minutos e os brasileiros venceram os checos Tomas Berdych e Radek Stepanek, chegando às quartas de final do torneio, quando perderam e acabaram eliminados.

Apesar de não subirem ao pódio, Soares e Melo entram para o RankBrasil pelas marcas inéditas. Além de participaram do jogo mais longo, com o maior número de games, eles ainda fizeram o terceiro e decisivo set com maior duração dos Jogos Olímpicos, resultando em 46 games, no tempo de três horas e 11 minutos.

Para vencer o jogo recordista, os brasileiros salvaram quatro match points no último set, que terminou em impressionantes 24/22. A dupla do Brasil perdeu o primeiro set por 6/1 e ganhou o segundo por 6/4. Uma curiosidade é que a partida aconteceu em dois dias, porque no primeiro foi interrompida por falta de luz natural.



Dupla brasileira
Os jogadores brasileiros nasceram em Belo Horizonte – MG. Soares em 27 de fevereiro de 1982 e Melo em 23 de setembro de 1983. Em 2010, a dupla obteve o primeiro título do ATP de tênis, em Nice, na França.

No mesmo ano, no Torneio de Roland Garros, eles derrotaram a dupla número 1 do mundo, os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, chegando às quartas de final. Em 2011, Soares e Melo conquistaram o ATP de Santiago, no Chile e o ATP da Costa do Sauípe, na Bahia.

Regras do tênis
O jogo de tênis é dividido em sets (partidas), games e pontos. O set é ganho pelo primeiro que atingir seis games, com no mínimo dois games de diferença para o adversário. Já o game é uma soma de pontos: em um game são disputados no mínimo quatro pontos.


Fontes: Globo Esporte, Portal Terra e Wikipédia
Redação: Fátima Pires