Primeiro jogo de futebol da Seleção Brasileira

A partida aconteceu em julho de 1914, contra a equipe inglesa do Exeter City, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O Brasil venceu por 2 a 0, em um jogo que reuniu cerca de três mil pessoas

18/01/2012
10672 Acessos
Imprimir
Primeiro jogo de futebol da Seleção Brasileira
O Primeiro jogo de futebol da Seleção Brasileira aconteceu em 21 de julho de 1914, contra a equipe inglesa do Exeter City.

Foi a primeira vez que os brasileiros utilizaram oficialmente o uniforme da seleção, embora a partida não tenha sido considerada oficial pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

O jogo foi realizado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e o Brasil venceu por 2 a 0, gols de Oswaldo Gomes (atleta do Fluminense/RJ) e Osman (do América/RJ).

A partida reuniu cerca de três mil pessoas, que foram ao estádio mais para ver e referenciar os ingleses, que torcer pelo Brasil.



Time brasileiro
Além de Oswaldo Gomes e Osman, o time que disputou o primeiro jogo da seleção contou com Marcos Mendonça, Píndaro, Nery, Lagreca, Rubens Salles, Rolando, Abelardo, Friendereich e Formiga.

Formação oficial
A Seleção Brasileira de Futebol foi oficialmente formada em 1914, com a fundação da Federação Brasileira de Sports, a atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Fontes: CBF e Campeões do Futebol
Redação: Fátima Pires