Maior revista do Brasil

Exemplar gigante homenageia Carlos Drummond de Andrade. Projeto é do Grupo Visual Comunicação, em parceria com a Produção Ilimitada e apoio das empresas Vale e Rubberbras

06/07/2012
4701 Acessos
Imprimir
Maior revista do Brasil
A cidade de Itabira – MG conquistou o recorde de Maior revista publicada no Brasil, com dimensões de 1,68m por 1,22m.

Com 52 páginas, incluindo a capa, o exemplar gigante homenageou o renomado poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu no município e completaria 110 anos em 2012.

O lançamento da edição especial da revista ‘Em Foco Estrada Real’ aconteceu em 30 de junho e teve a presença do diretor do RankBrasil, Luciano Cadari e da fiscal Flávia Santos, que registraram a marca e oficializaram o título.

Com iniciativa do Grupo Visual Comunicação, em parceria com a Produção Ilimitada (P.I. Gestão, Planejamento e Política Cultural Ltda), o projeto teve o apoio das empresas Vale Mineradora e Rubberbras.

“A ideia surgiu pelo desejo de fazer com que Itabira tivesse um produto turístico que chamasse a atenção e nosso marco inspirador é o grande poeta Carlos Drummond de Andrade”, revela o diretor do Grupo Visual Comunicação e da revista ‘Em Foco Estrada Real’, Kleber Figueiredo.

O empresário conta que a revista levou aproximadamente um ano para ficar pronta e teve cerca de 30 pessoas envolvidas. “O conteúdo foi minuciosamente selecionado”, destaca.

Segundo ele, entrar para o RankBrasil é uma recompensa e um exemplo a ser deixado a todas as pessoas que têm sonhos e às vezes não conseguem realizar: “Nunca desista dos seus sonhos, porque quanto maior a luta, maior a vitória”.

Através da Maior revista publicada no país e de empresas de renome que apoiaram o projeto, Itabira agora está inserida no cenário nacional. “É um reconhecimento importante, uma forma de mostrar o potencial turístico da cidade para todo o Brasil”, comemora. O troféu de recordista foi entregue a Kleber Figueiredo pelo diretor do RankBrasil, Luciano Cadari.

Projeção para o mundo
O gerente de operação das Minas de Itabira, da Vale, Bragança Guerra, disse que a empresa decidiu apoiar o projeto porque faz parte de sua política investir na cultura, em todas as cidades onde está inserida. “Pela relação com Carlos Drummond de Andrade, Itabira tem uma grande cultura a ser explorada”, acredita.

Para Lucas Ribeiro, diretor da Rubberbras, a empresa não poderia deixar de apoiar um projeto cultural tão importante e significativo, que vai tornar a cidade mais conhecida no Brasil.

De acordo com a sócia proprietária da P.I. Gestão, Planejamento e Política Cultural Ltda, Miriã Fonseca, a empresa é a atual parceira do Grupo Visual em diversos projetos. “Enxergamos a oportunidade de colocar um novo produto cultural no mercado, que é admirável e único, e resolvemos abraçar a causa”, diz.

Em relação ao recorde brasileiro de Itabira, que fica a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, Miriã Fonseca afirma que a certificação surgiu em um momento oportuno. “Vem aí o mundial de futebol, que vai atrair turismo, através da cultura e da sustentabilidade”, comenta, adiantando que muitos outros projetos serão desenvolvidos na cidade.



A revista
A revista gigante mostra a relação de Carlos Drummond de Andrade com Itabira, através de placas-poemas distribuídas na cidade, que ilustram personalidades, fatos e locais que fizeram parte da vida do poeta. Para popularizar o rico conteúdo, foram publicadas outras 10 mil unidades da edição especial, com tamanho convencional.

De forma itinerária, a Maior revista do Brasil, que também é a Primeira revista gigante a homenagear Carlos Drummond de Andrade, vai percorrer escolas de Itabira e região. O exemplar ainda será exposto em diversos eventos pelo país, entre eles, a Festa Literária Internacional de Paraty – RJ, que acontece entre os dias 04 e 08 de julho, também em homenagem ao poeta.

Vale e Rubberbras
Durante o lançamento da revista, a Vale foi homenageada por seus 70 anos e pelos projetos desenvolvidos. Na oportunidade, a Rubberbras também recebeu o troféu RankBrasil, por ser a Primeira empresa a fabricar placas de revestimento sustentáveis, utilizando pneus radiais fora-de-estrada como matéria-prima.

Redação: Fátima Pires

Confira a galeria de imagens:

Algumas citações na mídia:
Montes Claros
Atila Lemos
De Fato Online
Leste Mais
Via Comercial