Maior queijo de minas padrão

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Ipanema supera o próprio recorde brasileiro. Em 2013, iguaria atingiu 1,6 mil kg

01/08/2013
7158 Acessos
Imprimir
Maior queijo de minas padrão
Em 2013, iguaria atingiu 1,6 mil kg. - Divulgação: RankBrasil
A forte economia da pecuária leiteira de Ipanema (MG) garantiu pela segunda vez ao município a superação do próprio recorde de Maior queijo de minas padrão do país. Em 2011, a cidade conquistou o título brasileiro com uma iguaria de 1.305 kg e no ano passado, atingiu 1.480 kg.

Com 120 kg de diferença, em 2013 o alimento pesou 1,6 mil kg, medindo 66 cm de altura e 175 cm de diâmetro. Tradicionalmente, o produto foi apresentado através de um desfile em carro aberto e distribuído de graça para os milhares de participantes da 4ª edição da Festa do Queijo, realizada na Praça Coronel Calhau, em 27 de julho.

O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari esteve no município mineiro acompanhando todo o processo. Após aferir peso e medidas, ele registrou oficialmente a superação e entregou o troféu de recordista nacional. “É impressionante a capacidade de Ipanema em ultrapassar uma marca que já era incrível”, destaca.

A fabricação da iguaria é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). Importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce, a cidade produz mais de 100 mil litros de leite por dia.

De acordo com o prefeito, Júlio Fontoura, o município tem planos de dar continuidade a essa festa, superando novamente o recorde e inovando cada vez mais. “Somos produtores de leite por vocação. Ipanema respira isso e sobrevive do leite”, destaca.

Ele acredita que investir no beneficiamento do produto, agregando valor e criando uma marca nacional atrairá várias novas formas de renda para a cidade: “O turismo rural e o turismo de eventos são nosso objetivo central, em seguida a venda dos produtos e a criação de novas agroindústrias”.

O prefeito de Ipanema (MG) Júlio Fontoura (dir.) recebe o troféu RankBrasil das mãos do diretor da empresa de recordes brasileiros, Luciano Cadari (esq.). - Divulgação: RankBrasil


Receita gigante
O alimento recordista exigiu 15 mil litros de leite, além de outros produtos como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A produção ficou por conta do Queijeiro da Capil e aconteceu em uma moderna queijomate, passando por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

Maior doce de leite
Este ano, a Festa do Queijo de Ipanema trouxe novidade: o município também produziu o Maior doce de leite do país, com 302 kg. O recorde foi igualmente registrado pelo RankBrasil.

Recorde superado

cidadeestadopesoalturadiâmetroano
IpanemaMG1.30559 cm175 cm2011
IpanemaMG1.48062 cm175 cm2012






Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
R7
G1
Portal Caparaó
Globo Tv
Globo Tv - Programa Mais Você
Agência Minas
News Rondônia