Mais longo filme amador brasileiro

Produzido pelo carioca Augusto Vasconcelos, ‘Na cara e na coragem’ tem quatro horas, 14 minutos e 25 segundos de duração

06/01/2012 13:00:00
9611 Acessos
Imprimir
Mais longo filme amador brasileiro
Foto: Arquivo pessoal - Augusto Vasconcelos
Persistência e determinação são palavras que o carioca Augusto Vasconcelos conhece bem, pois durante muitos anos correu atrás de um sonho.

Apesar de contar apenas com suas ideias, alguns amigos e uma simples câmera filmadora VHS, ele produziu o Mais longo filme amador do país, entrando para o RankBrasil em 2012.

‘Na cara e na coragem’ tem quatro horas, 14 minutos e 25 segundos de duração. O filme também é longo na produção: foram seis anos e meio de trabalho.

“Comecei em 2005, acreditando que poderia terminar em um mês, mas só consegui finalizar no dia 14 de agosto de 2011”, lembra Augusto, orgulhoso por atingir seu objetivo mesmo depois de tanto tempo.

Segundo ele, o filme é a sua maior realização pessoal e entrar para o RankBrasil tem um sabor todo especial. “Quero passar minha alegria para as pessoas que estão desmotivadas, para que saibam que tudo é possível”, destaca.

Augusto acredita que todo o brasileiro gostaria de entrar para o RankBrasil. “Todo mundo se sente especial por alguma coisa e todo mundo é recordista dentro de si”, acrescenta.

Pelo recorde, ele agradece o apoio de sua esposa e dos amigos que participaram do filme e também dos que assistiram e fizeram críticas construtivas: “Divido essa conquista com todas as pessoas que viajaram no meu sonho”.

A ideia
Augusto explica que é ‘viciado’ em filmes e a ideia de criar o seu próprio surgiu desde criança. “Sempre me imaginava atuando nos filmes que assistia”, lembra.

Conforme o recordista, somente em 2005, quando teve condições financeiras para comprar uma filmadora é que foi possível saciar sua vontade de cinema. “Na minha cabeça surge qualquer ideia a qualquer momento”, revela.

Bastidores
Como cenário, ele utilizou sua própria casa e lugares externos. “Para onde eu ia levava a filmadora e inventava uma cena para encaixar na história”, comenta.

Além da produção, Augusto é o ator principal do filme. O elenco também conta com amigos de sua banda de rock, do bairro, de seu trabalho e outros conhecidos.

“Não tive patrocínio e consegui fazer o filme com cerca de R$ 100, dinheiro utilizado para comprar pilhas e passagens de ônibus aos destinos de filmagens”, diz.

De acordo com o recordista, foram utilizadas fitas VHS que possuía em casa e a edição ele mesmo realizou, sendo que no início era feita de um videocassete para o outro, pois só adquiriu um computador anos depois.

Sinopse
‘Na cara e na coragem’ envolve suspense, ação, terror, romance, espionagem e ficção científica, em um enredo complexo, mas onde tudo faz sentido.

O filme traz a história de dois irmãos gêmeos que se odeiam, interpretados por Augusto Vasconcelos. Augusto, o irmão pobre e fracassado não tem grandes expectativas, mas sonha em um dia mudar sua história. Gustavo, o irmão rico e poderoso é capaz de cometer qualquer assassinato ou falcatrua para chegar ao seu ideal.

Eles vivem em mundos distantes, mas se enfrentam por uma mulher, que é esposa de um dos irmãos e apaixonada pelo outro. Na obra, o personagem rico e egocêntrico tem planos de dominar o mundo e escravizar a raça humana.

Pedido e mensagem
Devido às dificuldades que enfrentou para terminar o filme, o recordista solicita que as pessoas assistam ‘Na cara e na coragem’.

“Fiz de tudo para mostrar o meu talento e gostaria que alguém me enxergasse. Preciso de um empurrãozinho para mostrar que sou capaz de muito mais”, destaca.

Augusto também deixa uma mensagem para o povo brasileiro: “Se você tem um sonho, mesmo que ninguém acredite, vá em frente e tente. Depois que você tentar de tudo, caso não consiga, então pode respirar aliviado por saber que tentou”.

Curiosidades
- Foram quase duas mil cenas gravadas.
- A produção do trailer aconteceu antes do filme e foi divulgado na Rede Globo.
- Durante a produção do filme, Augusto participou do programa do Jô Soares, na Rede Globo, o que fez mudar o roteiro.
- O filme foi realizado com orçamento zero e nenhum participante ganhou cachê.
- A gravação aconteceu completamente fora de ordem.
- O filme conta com técnicas profissionais, como por exemplo Chroma Key.

Regras para superação
Para superar esse recorde é preciso produzir um filme amador com duração maior que 4h14min25 e com os mesmos componentes da obra recordista, entre eles, roteiro e trama.

Redação: Fátima Pires


Algumas citações na mídia:
Semana7
Noticiando.com.br
Jornal de Caruaru
Portal Leme News
Jornal O Independente
Descalvado Agora
Poconé Online
Jornal Leopoldinense