Grupo a transcrever a Bíblia em menos tempo

Em 14 horas e 11 minutos, desafio reuniu 242 participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal

07/09/2022
5121 Acessos
Imprimir
Grupo a transcrever a Bíblia em menos tempo
Grupo de 242 pessoas bate recorde ao transcrever a Bíblia em 14 horas e 11 minutos / Foto: Arquivo ‘Rede Insana?’
A ‘Rede Insana?’ bate recorde junto ao RankBrasil pelo Grupo a transcrever a Bíblia em menos tempo. O desafio aconteceu em 7 de setembro de 2022 e reuniu 242 participantes de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Em 14 horas e 11 minutos, o grupo copiou à mão todos os 31.102 versículos da Bíblia Sagrada.

De acordo com o idealizador do projeto e criador da ‘Rede Insana?’, Ivan Junio Brito e Silva, há doze anos a rede tem diversos desafios voltados para a Bíblia, sempre buscando novas ideias que levem as pessoas a amarem mais a Palavra de Deus. “Pensei que seria legal fazermos algo coletivo, unindo pessoas de todo o Brasil, onde cada um transcrevesse uma parte do Livro Sagrado em pouco tempo”, conta.

Ivan explica que a divisão foi feita de forma que todos os participantes ficassem com uma parte dos Livros Poéticos, do Novo Testamento e do Antigo Testamento. Segundo ele, o desafio começou antes mesmo de iniciar a transcrição em si, pelo objetivo de ter todos os estados brasileiros representados, o que foi possível apenas no último dia da inscrição, com a ajuda das próprias pessoas já inscritas. “Mas a maior dificuldade foi distribuir para cada um a sua parte e depois conferir as transcrições. Tudo feito ao vivo através do Zoom, mostrando todos os detalhes para o registro do recorde, em uma reunião online de mais de 14 horas”.

Conforme o idealizador do projeto, a maior parte do grupo recordista já participava de desafios da ‘Rede Insana?’, mas também tiveram convidados que pela primeira fizeram parte de um projeto da rede. Ele comenta que os textos manuscritos serão colocados em ordem e encadernados, formando uma Bíblia com mais de quatro mil páginas escritas à mão. “Também vamos disponibilizar uma versão digital do livro manuscrito”, diz.

Para Ivan, conquistar este recorde é um sonho realizado que pareceu impossível ao longo daquelas 14 horas. “Em alguns momentos achei que não conseguiríamos e literalmente clamava a Deus para nos ajudar, por isso este título significa superação através da fé. Ainda reforça em cada um de nós o quanto podemos quando nos unimos e cada um faz a sua pequena parte”, comenta. “Estamos convictos de que com a ajuda de Deus podemos vencer qualquer desafio e é muito gratificante ver a alegria de cada participante conquistando um recorde”, completa.

‘Rede Insana?’
A ‘Rede Insana?’ é um movimento que desde 2010 une pessoas de diversos lugares do Brasil e de outras nações através de desafios que visam um crescimento espiritual e a saúde da mente, das emoções e do corpo.

Conforme Ivan, apesar do nome ‘insano’, o maior objetivo é trazer sanidade para a vida das pessoas através destes desafios que parecem insanidade. “Parece loucura copiar a Bíblia inteira em menos de 14 horas, mas todos os participantes foram inundados de um senso de realização incrível ao concluírem os textos”.
O idealizador destaca que as pessoas são capazes de coisas incríveis, além do que imaginam, quando são desafiadas. O primeiro desafio da rede, chamado #Desafio42dias aconteceu em 2010, com o objetivo de ler a Bíblia toda em 42 dias. De lá para cá já foram realizadas 15 edições, envolvendo mais de cinco mil pessoas, sendo que muitas delas leram o Livro Sagrado completo pela primeira vez.

Outros desafios
A rede promove outros desafios como o #DesafioEscritorInsano, onde as pessoas são desafiadas a escreverem o seu livro em 42 dias. Atualmente já são mais de 30 livros escritos através deste incentivo, sendo que quase 20 deles já foram publicados.
Outro desafio é de quem mais decora versículos da Bíblia e a vencedora deste ano alcançou 178 versículos memorizados. Conforme Ivan, a rede incentiva o crescimento com a leitura de outros livros além da Bíblia, através do #DesafioLeitorInsano, que acontece anualmente e os participantes são desafiados a lerem de 33 a 42 livros por ano.
Segundo o criador da rede, o Desafio Diligência também une centenas de pessoas todos os anos, com o objetivo de estabelecer hábitos mais saudáveis e vencer a preguiça, a procrastinação, a indisciplina e outros hábitos prejudiciais, tudo em 42 dias. Ele explica que os participantes têm metas relacionadas a estas áreas para cumprirem todos os dias. Ivan comenta que a rede ainda tem o desafio de transcrever a Bíblia completa individualmente, com o prazo de 742 dias, ou seja, pouco mais de dois anos. “Neste desafio o objetivo não é a velocidade, mas a constância, fazendo um pouco todos os dias”, finaliza.

.