Maior pizza do Brasil

Com sete metros de diâmetro e 442 quilos, recorde pertence à Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa (RS)

03/06/2023
26129 Acessos
Imprimir
Maior pizza do Brasil
Receita gigante levou 190 kg de massa com fermentação natural, 40 kg de tomate, 108 kg de mozarela, 100 kg de calabresa e 4 kg de manjericão / Foto: RankBrasil
A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa (RS) quebra recorde junto ao RankBrasil em 2023 por produzir a Maior pizza do país. A iguaria mediu sete metros de diâmetro, pesou 442 quilos e foi distribuída gratuitamente em 3 de junho, durante o lançamento do Festipizza.

A receita gigante levou 190 kg de massa com fermentação natural, 40 kg de tomate, 108 kg de mozarela, 100 kg de calabresa e 4 kg de manjericão. Oito pizzaiolos estiverem envolvidos diretamente na produção da pizza e aproximadamente 50 pessoas participaram de todo o processo, entre a construção e distribuição da iguaria.

As representantes do RankBrasil, Iolete Cadari e Elisangela Arruda estiveram presentes para oficializar o recorde. Segundo Elisangela, a organização do evento foi impecável e a entrega do troféu garantiu muita emoção entre os participantes.

De acordo com o presidente do Festipizza, Tiago Cesare, o primeiro grande desafio foi desenvolver uma forma gigante, produzida por uma empresa na cidade. “Outros obstáculos foram criar a estrutura para assar a iguaria, abrir a massa gigante com as mãos e rechear a pizza no centro, o que só foi possível com o auxílio de um guindaste”, lembra.

A iguaria foi produzida no centro da cidade, em frente ao Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Piazzetta San Marco. Os trabalhos começaram no dia 1° de junho. No dia 2 a massa ficou descansando e na madrugada do dia 3 a equipe iniciou a montagem.

Tiago conta que a pizza foi assada numa forma de alumínio, com sistema a gás e auxílio de maçarico, levando quatro horas para concluir o processo. Conforme o presidente do Festipizza, mais de cinco mil pedaços foram distribuídos para a comunidade.

Ele diz que a ideia de produzir uma pizza gigante surgiu através da presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Serafina Corrêa (ACISCO), Dolores Boff Massolini, que sempre teve o sonho de fazer a Maior pizza do Brasil em Serafina Corrêa. “Este ano, o sonho virou realidade”, enfatiza.

Tiago afirma que o recorde junto ao RankBrasil significa um marco histórico que ficará no coração de todos os serafinenses e também daqueles apaixonados pela gastronomia, pelo gosto, praticidade e integração que a pizza proporciona. “O título de Maior pizza do Brasil é deste município da serra gaúcha, conhecido pelo Festipizza, um festival que une a região”, destaca.

Festipizza
O evento vai acontecer nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho. O Festipizza oferece mais de 60 sabores doces e salgados, música, vinhos, espumantes, cervejas artesanais, o Margherito – mascote da festa, os pizzaiolos mirins, entre outras atrações. Mais de quatro mil pessoas são esperadas para os quatro dias do festival.

De acordo com Tiago Cesare, o objetivo é evidenciar a indústria, comércio e os serviços do município, e a pizza foi escolhida para ser o produto que representa a cidade na região, no estado e no país. “A ideia de realizar um evento gastronômico à base de pizzas surgiu pela diversidade de pizzarias e padarias que produziam a iguaria com muita qualidade no município”.

Ele comenta que outro fator importante para a escolha foi que a pizza é um alimento apreciado por pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais. “É um sinônimo de encontro, alegria, amizade e festa”. Para o presidente do Festipizza, o evento também tem a finalidade de promover o turismo, atraindo pessoas para conhecer as belezas do município e prestigiar os demais estabelecimentos e atrativos de Serafina Corrêa.