Maior jardim de orla

Com 5.335m de extensão e espaço de 218.800m², recorde é do jardim de Santos, que fica no Estado de São Paulo

12/07/2012
10827 Acessos
Imprimir
Maior jardim de orla
Jardim de Santos tem 920 canteiros, com cerca de 82 espécies de plantas
O jardim da praia de Santos - SP entra para o RankBrasil por ser o Maior jardim de orla do país, também considerado o maior do mundo pelo Guinness World Records, em 2001.

Com 5.335m de extensão e espaço de 218.800m², o jardim recordista tem 920 canteiros, com cerca de 82 espécies de plantas e 1.746 árvores/ palmeiras na área ajardinada (dados de junho de 2012).

O jardim passa por manutenção periódica, através de especialistas da Prefeitura Municipal, como engenheiros agrônomos, encarregados, jardineiros, podadores, ajudantes gerais e micro-tratoristas.

Entre as espécies de plantas cultivadas estão as biris (flores vermelhas), lírios (amarelos), crinuns (brancos), margaridas, coleus, entre outras. A variedade cria um grande efeito de cores e aromas quando as flores florescem.

Outra característica marcante é que as plantas utilizadas são do tipo perene, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento. O resultado desta simples adaptação é que o jardim fica florido por mais tempo.

São sete quilômetros de praias, que recebem os seguintes nomes: José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Com características próprias, a faixa de areia que separa o jardim do mar é bastante extensa, possibilitando a acomodação confortável para os milhares de turistas que visitam as praias anualmente.

O projeto
O projeto do jardim de Santos foi idealizado pelo engenheiro e sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito em 1914, mas as primeiras obras começaram somente na década de 1920. Em 1960, o espaço ganhou o atual traçado, que foi projetado por Armando Martins Clemente.

Fontes: Estadão e Ministério da Cultura
Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires