Maior roedor do Brasil

Animal recordista mede entre 1m e 1,30m, e chega a pesar 80kg

12/03/2008
28274 Acessos
Imprimir
Maior roedor do Brasil
Capivara é o maior roedor do país e do mundo. Foto: Acervo RankBrasil
A capivara entra para o RankBrasil por ser o Maior roedor do país e do mundo, medindo entre 1m e 1,30m, e chegando a pesar 80kg.

Seu nome científico é Hydrochoerus hydrochoeri. Do tupi-guarani, ´kapibara´ significa ´comedor de capim, herbívoro´, que se alimentam basicamente de capim, pastagem e vegetação aquática.

É um animal semi-aquático, possui pelagem uniforme, que varia entre a cor cinza e o castanho, com pelos grossos e ásperos. A cabeça é grande, retangular e com um focinho quadrado, orelhas e olhos pequenos, e cauda praticamente invisível.

Excelente nadadora, possui quatro dedos nas patas traseiras e três nas da frente, apresentando membranas natatórias. Na água, ela se reproduz e se esconde de predadores. Pode permanecer submersa por alguns minutos e às vezes coloca apenas o focinho para fora d’água.

Desta forma, para se abrigar, prefere ficar em lugares com água e vegetação. A capivara descansa durante o dia e sai em grandes grupos para pastar à noite. Seus principais predadores são a onça e a sucuri.

O roedor pode ser encontrado em algumas áreas da América do Sul e Central. No sul do Brasil e norte da Argentina, as capivaras são capturadas e abatidas para a alimentação. No Brasil, esta prática é crime ambiental, pois o animal é protegido por lei.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires