Maior frequência escolar

Com 12 anos sem faltar na escola, Beatriz Vitória Soares Costa quebra o próprio recorde brasileiro

18/07/2022
28717 Acessos
Imprimir
Maior frequência escolar
Beatriz Vitória Soares Costa teve 100% de frequência escolar durante 12 anos consecutivos / Foto: Arquivo recordista
A estudante de medicina veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus Areia), Beatriz Vitória Soares Costa entra para o RankBrasil em 2022 pela superação do próprio recorde de Maior frequência escolar. Desde a segunda série do ensino fundamental, passando por três anos do ensino médio e o primeiro ano de faculdade, a recordista não faltou nas aulas, totalizando 12 anos consecutivos com 100% de frequência.

De acordo com Beatriz, o hábito de não faltar na escola aconteceu naturalmente. “Não foi algo planejado. No decorrer da minha vida escolar eu não queria perder conteúdos das disciplinas e nem ficar atrasada nas matérias”, conta. Ela diz que sempre gostou de estudar, participar das aulas e estar com seus colegas e professores. “Minha frequência refletiu e reflete nas minhas notas, que sempre foram e continuam sendo muito boas”, destaca.

Durante esses 12 anos, a recordista não teve doenças graves que a impedisse de frequentar as aulas. “A única coisa que me incomodava, na infância, era a garganta, que às vezes inflamava e gripe de vez em quando. Mas como eu estava medicada e me sentindo bem, não tinha motivo para faltar às aulas. No ambiente escolar, participando das aulas, na companhia dos professores e dos colegas eu até esquecia que estava doente”.

A estudante comenta que algumas vezes já ficou cansada, principalmente devido às provas nos finais de bimestres e semestres. “Mesmo assim não queria perder os conteúdos e nem ficar atrasada. Isso me motivava para superar o cansaço, ir à escola e dar o meu melhor”, lembra.

Segundo ela, não ter faltado a nenhuma aula ajuda a manter e levar os ensinamentos para a vida acadêmica e pessoal, buscando contribuir com a sociedade e com o mundo. Beatriz destaca que sente alegria e gratidão por ter superado o próprio recorde junto ao RankBrasil. “Mais uma vez afirmo que não foi algo de caso pensado, aconteceu de forma espontânea”.

A estudante, atualmente com 19 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ), como sua mãe Dagmar, e reside desde 2005 na cidade de Picuí (PB) – cidade natal do seu pai Alberto. A recordista adianta que o seu desejo é ter 100% de presença em todos os anos da faculdade. “Imprevistos podem acontecer, mas espero continuar com uma ótima saúde para poder participar de todas as aulas”, enfatiza.

Beatriz escolheu o curso de medicina veterinária porque ama os animais e quer poder ajudá-los através de sua futura profissão. Depois de formada, ela pretende ter seu próprio consultório/clínica e atender animais de pequeno porte. “Também gostaria de fazer trabalho social, com atendimentos para os animais de rua e os que pertencem a famílias carentes”, finaliza.

RECORDE SUPERADO

RecordistaCidade/EstadoNúmero de itensAno
Beatriz Vitória Soares Costa Picuí (PB)100% em 12 anos2022
Beatriz Vitória Soares Costa Picuí (PB100% em 8 anos2018
Pâmela Cardoso Braço do Norte99,9%2006