Maior viagem ecológica

O recorde é do jornalista Gilberto Camargos, que percorreu 3.161km do rio São Francisco

12/08/2001
6849 Acessos
Imprimir
Maior viagem ecológica
O jornalista Gilberto Camargos entra para o RankBrasil pelo recorde de Maior viagem ecológica. Ele viajou sozinho por 3.161km do Rio São Francisco, através de um trabalho intitulado ´Aventura Ecológica´.

Gilberto registrou em vídeos e fotografias a vida da população da bacia do Velho Chico e a situação do meio ambiente local, enfocando fauna, flora e o dia a dia da população ribeirinha. O documentário de pesquisa ambiental mostra as agressões à natureza, em toda a extensão do rio.

A aventura teve início dia 01 de junho de 1991 e terminou em 12 de agosto do mesmo ano, com duração de 72 dias. Gilberto visitou 110 cidades nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desde a Serra da Canastra até a Foz.

O recordista realizou a viagem em um barco de 5,5m de comprimento, um Karib 500, fabricado pela empresa Metalglass, motor de 8HP. Durante o trajeto, ele enfrentou muitos problemas, desde a quebra do pequeno motor e afundamento do barco nas corredeiras, até tiros dados por plantadores de maconha no Estado de Pernambuco.

Segundo Gilberto, no início da sua aventura sentiu muita dificuldade por entender pouco de navegação, depois foi tudo normal. Ele fazia palestras para pescadores em colônias de pescas, em cidades ribeirinhas e pequenos lugarejos.

O recordista usava seus conhecimentos de Enfermagem para ajudar a população local, era bem recebido nas cidades e convidado a fazer palestras em escolas.

Gilberto pôde retratar um total descaso com o rio por partes de autoridades, fazendeiros e moradores em Minas Gerais: esgotos lançados sem nenhum tratamento por parte das empresas de água, desmatamentos das matas ciliares em todo o leito do rio, pesca predatória, lançamentos de produtos químicos em várias cidades por empresas e garimpos de diamante na nascente do rio.

Ele também constatou muita miséria na Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde os moradores mal têm o que comer e vivem única e exclusivamente do rio.

´Expedição Ecológica´
Agora, em 2004, Gilberto lançou um novo projeto intitulado ´Expedição Ecológica´, o qual vem complementar a ´Aventura Ecológica´.

A intenção desta vez é sensibilizar e mobilizar os órgãos governamentais nacionais e internacionais, ONGs, entidades ligadas ao meio ambiente e a sociedade como um todo, do processo acelerado de degradação socioambiental a que o rio São Francisco está submetido.

Este trabalho será efetivado através da produção do maior documentário em vídeo e fotografia já realizado pelos meios aquático, terrestre e aéreo.

Serão percorridos 100 municípios e produzidas cerca de 600 fitas de vídeo, nas quais estarão documentadas as condições de vida da população local, a natureza do entorno do leito do rio São Francisco e seus diferentes estados de conservação e degradação.

Além do objetivo de retratação, documentação e denúncia da realidade da bacia do rio São Francisco, o projeto tem o objetivo de, durante a viagem, prestar assistência às comunidades ribeirinhas carentes.

Para tanto, serão desenvolvidas atividades de conscientização e educação para a conservação do meio ambiente local, além de incentivar o uso sustentável dos recursos, na geração de trabalho e renda.

O ´Expedição Ecológica 2004´ será realizado desde a nascente do rio São Francisco até sua foz e tem duração prevista de 120 dias. Este trabalho não tem fins lucrativos e vai acontecer através de uma equipe de profissionais multidisciplinares e voluntários.

Com o projeto, Gilberto quer ensinar e incentivar o ecoturismo na região com os recursos de que dispõem: "Quero, além de contar como é o cotidiano dos sertanejos, tentar ajudá-los", afirma.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires