Aluno mais premiado em curso técnico

O gaúcho Natalício de Paula Quaresma conquistou sete prêmios nos quatro anos em que estudou Desenho Arquitetônico

16/04/2015
3944 Acessos
Imprimir
Aluno mais premiado em curso técnico
Desenhista conquistou sete prêmios em quatro exposições / Foto: Fast Color Laboratório Silva e Silveira
O desenhista projetista arquitetônico Natalício de Paula Quaresma, de Sapucaia do Sul (RS), entra para o RankBrasil em 2015 por ser o Aluno mais premiado em curso técnico do país.

Entre os anos de 1987 e 1990, quando estudou Desenho Arquitetônico na Escola Nacional de Desenho, em Porto Alegre (RS), ele conquistou sete prêmios por se destacar na EXPOEND – uma feira realizada para descobrir talentos e revelar técnicos.

“Estar no RankBrasil é uma grande glória. Representa o reconhecimento do meu sonho de vencer, concretizado através de um trabalho árduo e esforço sem limite. O título mostra ainda que apesar de toda a dificuldade enfrentada na realização dos inúmeros trabalhos para expor, eu lutei muito e venci, e hoje sei que minhas vitórias valiam muito mais do que imaginava”, destaca o desenhista.

De acordo com Natalício, a vontade de vencer nem sempre é suficiente. “É na oportunidade que muitos desejos se realizam”, acredita. Conforme ele, a obtenção de tantos prêmios só ocorreu pelas oportunidades que teve de mostrar sua capacidade e pelo incentivo, respeito e reconhecimento da Escola Nacional de Desenho. “Agradeço em especial o apoio do professor Arquiteto Beagir Ferrão e do diretor Hermes Vieira da Silva.

O recordista comenta que as conquistas também exigiram muito sacrifício. “O resultado provou valer a pena insistir nos nossos ideais”. Segundo o desenhista, a experiência revelou um potencial desconhecido. “Consegui criar projetos que não imaginava ser capaz”, completa.

Para as pessoas com obstáculos na busca por seus objetivos, Natalício deixa a dica: “Primeiro é importante ter amor pelo que se faz. Depois quando se tem uma oportunidade é necessário lutar até o fim e não desistir no meio do caminho por mais difícil que seja. Grandes vitórias exigem sempre muita dedicação”

Natalício pretende voltar a trabalhar com desenhos de edificações: “Em um futuro próximo quero construir lindas obras de artes arquitetônicas e realizar exposições pelo país” / Foto: Fast Color Laboratório Silva e Silveira

História de um recordista
Natalício nasceu em 25 de dezembro de 1962 em São Martinho (RS) e na infância morou em uma área rural chamada Lajeado Tabórda. De família numerosa, precisou encarar a pobreza e ainda menino sonhava com uma vida melhor. Ele começou a trilhar o seu próprio caminho aos 16 anos, quando deixou seus familiares, mudou-se para a cidade gaúcha de Santo Augusto e foi prestar serviços para uma construtora. Aos 18, decidiu morar em Sapucaia do Sul, onde se empregou em um Siderúrgica.

Sem recursos financeiros para fazer uma faculdade, mas com o desejo de crescer profissionalmente, realizou o curso técnico e se tornou desenhista projetista arquitetônico. O gaúcho exerceu a profissão de 1987 a 1994, criando projetos completos: arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e maquetes.

Depois disto, atuou em atividades operacionais em diversas áreas do ramo de combustíveis, alimentação, calçadista e foi proprietário de uma empresa de artefatos de couro. Atualmente, aos 52 anos, administra uma loja de automóveis, mas vai retomar seu sonho antigo de trabalhar com desenhos de edificações.

Com a finalidade de acompanhar as tecnologias atuais, está se aperfeiçoando em cursos na área e já concluiu os de Auto CAD-2D e 3D. “Quero voltar a fazer o que realmente gosto e em um futuro próximo construir lindas obras de artes arquitetônicas e realizar exposições pelo país”, finaliza.

Prêmios conquistados no curso de Desenho Arquitetônico em quatro exposições:

NúmeroPrêmioCategoriaEventoData
11º Lugar: TROFÉU EXPOENDProjeto14ª EXPOEND26 de novembro de 1987
2 BOLSA DE ESTUDOS - ALUNO ESFORÇO MAIOR Pelo esforço e dedicação15ª EXPOEND04 de agosto de 1988
3TROFÉU ALUNO DESTAQUE 30 ANOS DA ENDDesenho Arquitetônico15ª EXPOEND04 de Agosto 1988
4MEDALHA DE OURO “HONRA AO MÉRITO”Projeto Arquitetônico16ª EXPOEND05 de Dezembro de 1989
5TROFÉU ESPECIAL, HONRA AO MERITO “ALUNO DESTAQUE 89”Projetos Especiais16ª EXPOEND05 de Dezembro de 1989
6MEDALHA DE OURO “HONRA AO MÉRITO”Projeto17ª EXPOEND22 de Novembro de 1990
7TROFÉU ESPECIAL, HONRA AO MÉRITO “ALUNO DESTAQUE 90” Especial (Maquetes)17ª EXPOEND22 de Novembro de 1990



Redação: Fátima Pires