Corrida de rua infantojuvenil mais realizada

Com início em 2014, a Corrida da Lua Cheia Kids chegou à sua 62ª edição em março de 2020

07/05/2020
Imprimir
Corrida de rua infantojuvenil mais realizada
Realizada desde 2014, a Corrida da Lua Cheia Kids chegou à sua 62ª edição em março de 2020 / Foto: Nilton Junior
Com 62 edições realizadas até março de 2020, a Corrida da Lua Cheia Kids entra para o RankBrasil pelo recorde de Corrida de rua infantojuvenil mais realizada. Idealizada pelo atleta Gilberto da Silva, a competição começou em 2014 e acontece mensalmente, independente da condição climática.

O evento é realizado em paralelo com a Corrida da Lua Cheia e oferece inscrições para crianças e adolescentes de ambos os sexos, até 15 anos de idade. Os percursos são definidos por faixa etária, com provas nas distâncias de 80, 100, 200, 400, 800 e 1.200 metros.

De acordo com Gilberto da Silva, a ideia da criação do Circuito Kids ocorreu quando ele percebeu que as crianças começaram a acompanhar familiares correndo ou caminhando nas provas de adultos.

A primeira edição aconteceu em outubro de 2014, no Parque Tingui, em Curitiba (PR), com 133 participantes. De início, o campeonato era feito nas quartas-feiras de lua cheia.

Em janeiro de 2015, o evento foi transferido para o município de São José dos Pinhais (PR), sendo realizado nas tardes de sábado, no Parque São José. Em 2016 passou a acontecer também na cidade de Cascavel (PR), no Parque Municipal Paulo Gorski e no formato de circuito com 12 etapas.

Em 2017 a corrida inovou abrindo espaço para a realização de eventos concomitantes. A primeira fusão ocorreu em setembro, com a Corridinha Super Fibra, em parceria com o Instituto Unidos Pela Vida de Atenção a Fibrose Cística.

No ano de 2018 a Corrida da Lua Cheia Kids começou a ser realizada no Bosque da Uva, no município de Colombo (PR). Além de medalhas para todos os participantes, os três atletas com a melhor colocação nas provas (feminino e masculino) recebem troféus.

Atualmente mais de 400 crianças e adolescentes participam do ranking anual, nas sete faixas etárias do masculino e feminino. Segundo o idealizador, a conquista deste recorde junto ao RankBrasil vai trazer mais visibilidade e credibilidade ao evento. “Também vai ajudar na próxima meta, que é a busca pelo recorde mundial”, afirma.

A última edição da competição aconteceu em março de 2020 e então foi paralisada devido ao Covid-19. Conforme Gilberto, o retorno está previsto somente quando houver autorização pelas autoridades sanitárias. “O evento vai retornar em novo local e cidade. Será no Parque Newton Puppi, em Campo Largo (PR)”, finaliza.

Circuito da Lua Cheia
A Corrida da Lua Cheia também está no RankBrasil por ser a Corrida de rua mais realizada. Com início em 2008, a prova já aconteceu 144 vezes até março de 2020. O circuito é aberto para pessoas de ambos os sexos, atletas ou iniciantes, com provas de caminhada de 4,2 km e corridas nas distâncias de 4,2 km e 8,4 km.