Corrida de rua mais realizada

Com início em 2008, a Corrida da Lua Cheia chegou à sua 144ª edição em março de 2020

30/09/2020
Imprimir
Corrida de rua mais realizada
Realizada desde 2008, a Corrida da Lua Cheia chegou à sua 144ª edição em março de 2020 / Foto: Nilton Junior
Com 144ª edições realizadas até março de 2020, a Corrida da Lua Cheia entra para o RankBrasil pelo recorde de Corrida de rua mais realizada. Idealizada pelo atleta Gilberto da Silva, a competição começou em 2008 e acontece mensalmente, independente da condição climática.

O evento oferece inscrições para pessoas de ambos os sexos, atletas ou iniciantes. É possível fazer a Caminhada participativa com 4,2 km, Corrida rústica para iniciantes na distância de 4,2 Km e a Corrida rústica de 8,4 Km, direcionada para os mais experientes.

De acordo com Gilberto, esta competição se diferencia das demais por acontecer de noite, inicialmente realizada no meio da semana (às quartas-feiras) e sempre no período da Lua Cheia, o que proporciona cenários lindos.

O atleta explica que o Circuito da Lua Cheia conta com 12 etapas, sendo uma por mês. “As etapas compõem um ranking anual que premia com troféus os dez melhores atletas de 23 faixas etárias, 12 masculinas e 11 femininas”, conta. Além disto, os atletas que participam das 12 etapas recebem o troféu ‘Corri Todas’.

Segundo o idealizador, as premiações do ranking anual e do troféu ‘Corri Todas’ são entregues em um jantar de confraternização onde além dos premiados, participam familiares e convidados.

Gilberto acredita que a conquista deste recorde junto ao RankBrasil vai trazer mais visibilidade e credibilidade ao evento. “Também vai ajudar na próxima meta, que é a inclusão da Corrida da Lua Cheia como recorde mundial”, destaca.

Histórico
A primeira edição aconteceu em março de 2008, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), com a participação de 128 pessoas. Na sua 59ª edição a corrida alcançou 1.245participantes. Em outubro de 2014 abriu para participação de crianças de 2 a 15 anos, nas distâncias de 80, 100, 200, 400, 800 e 1.200 metros.

No ano de 2016 passou a acontecer também na cidade de Cascavel (PR). O evento foi realizado com o mesmo modelo, regulamento e largadas simultâneas com Curitiba. Foram 24 edições nos anos de 2016 e 2017, todas no Parque Municipal Paulo Gorski.

Ainda em 2016 a corrida inovou abrindo espaço para a realização de eventos concomitantes. A primeira fusão ocorreu em novembro, com a Corrida Trabalho Seguro, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Em 2018 o evento começou a ser realizado no Bosque da Uva, no município de Colombo (PR). Outra mudança foi o dia de realização, de quarta-feira para sábado. No ano de 2019 passou a acontecer também e novamente em Curitiba. O evento ocorreu com a realização de um circuito menor, apenas com seis etapas, no Parque Barigui e nas quartas-feiras.

A última edição aconteceu em março de 2020 e então a corrida foi paralisada por conta da pandemia do Covid-19. De acordo com o idealizador Gilberto, o retorno está previsto somente quando houver autorização pelas autoridades sanitárias. “O evento vai retornar em novo local e cidade. Será no Parque Newton Puppi, em Campo Largo”, revela.
Tags: