Maior abraço ambiental em bosque

Município de Umuarama (PR) supera o próprio recorde brasileiro ao reunir 1.550 pessoas no Uirapuru

22/09/2016
11181 Acessos
Imprimir
Maior abraço ambiental em bosque
Com abraço gigante que reuniu 1.550 pessoas, município de Umuarama (PR) supera o próprio recorde brasileiro / Foto: Marcos Vaz
Com uma atitude de amor à natureza, a cidade de Umuarama (PR) superou em 2016 o próprio recorde de Maior abraço ambiental em bosque. O evento aconteceu em 21 de setembro, no Dia da Árvore, na trilha de caminhada localizada no interior do Bosque Uirapuru.

A ação reuniu 1.550 pessoas, entre estudantes, professores, empresários, servidores públicos, autoridades, idosos e comunidade em geral. Os participantes ficaram de mãos dadas por aproximadamente uma hora e 30 minutos, tempo necessário para a fiscalização.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari oficializou a nova marca com entrega do troféu aos organizadores. Segundo ele, um evento que envolve multidão é bastante complicado de mobilizar as pessoas em fila. “Esse recorde foi impecável, um dos mais organizados que já presenciei, possibilitando uma contagem fácil e rápida”, diz.

Cadari destaca ainda a diversificação do público, desde crianças – com caravanas escolares – até representantes da terceira idade, empresários, políticos, entre outros. “Isso mostra o envolvimento de todos os segmentos da comunidade umuaramense com as causas ambientais. É uma iniciativa que vai repercutir muito”.

A atividade é uma realização do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Prefeitura Municipal de Umuarama (PMU), Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e Associação Comercial e Industrial de Umuarama (ACIU).

Conforme a idealizadora do projeto, professora doutora Norma Barbado, um abraço é uma atitude de amor, carinho e proximidade. “É exatamente o que precisamos fortalecer na relação homem X natureza: o abraço no bosque significa aproximar as pessoas do meio ambiente, visando sua conservação”.

Também coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR, Norma diz que a ação busca sensibilizar a população quanto à importância da preservação da arborização urbana. “É necessário disseminar conhecimento em relação ao manejo de plantas nos centros urbanos e a utilidade das árvores na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta.

A superação da própria marca junto ao RankBrasil, segundo a professora, é o resultado positivo do projeto de Educação Ambiental na cidade. “O recorde conquistado em uma quarta-feira em horário comercial significa que a população está priorizando a causa ambiental e ‘abraçando’ a causa da preservação”.

No final do abraço gigante foi plantada uma muda de Peroba no Bosque Uirapuru, simbolizando a importância do plantio de árvores nativas. O Instituto Ambiental do Paraná também distribuiu mudas para incentivar o aumento de árvores nas escolas e residências.
Ação ambiental aconteceu no Bosque Uirapuru e envolveu estudantes, professores, empresários, servidores públicos, autoridades, idosos e comunidade em geral / Foto: RankBrasil

Resultados e expectativas
De acordo com Norma, a participação do público no evento foi surpreendente. “O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido durante o ano de 2016 atingiu o principal objetivo: houve a sensibilização de um grande número de pessoas”.

Ela explica que o projeto vai além do abraço gigante em volta do bosque. Inicialmente teve a realização de um diagnóstico nas escolas municipais, visando verificar o conhecimento dos alunos quanto às questões ligadas à arborização urbana.

A partir desses dados, estudantes do IFPR desenvolveram atividades lúdicas nas escolas através de oficinas, e o abraço ambiental é uma das ferramentas utilizadas no processo. “Agora será feito um novo diagnóstico para avaliar o aprendizado dos alunos durante o desenvolvimento do projeto”.

A expectativa, para Norma, é que os olhares se voltem à presença vital das árvores no cotidiano e que a integração em todos os espaços seja realidade. “Somada a todas as outras grandes demandas da educação, espera-se a construção de uma nova cultura mais humana”, completa.

Exemplo de arborização urbana
Umuarama é um exemplo em arborização urbana, tendo em média uma árvore por habitante. Segundo a idealizadora do projeto, a partir disso surgiu a ideia de aproximar a população de espaços arborizados, ‘abraçando’ a causa da preservação para garantir que gerações futuras possam ter melhor qualidade de vida.

Norma afirma que com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversos jogos e aplicativos, as pessoas deixaram de conviver com a natureza, desconsiderando sua importância. “As árvores fazem sombra, diminuem a temperatura, reduzem a poluição sonora, as enxurradas e enchentes, produzem oxigênio, entre outras importantes funções para formar uma cidade mais sustentável”, finaliza.

Recorde Superado:
CidadeEstado Número de participantesAno
UmuaramaParaná1.3822015




Algumas citações na mídia:
G1
O Bem Dito
Umuarama 24 Horas
Portal da Cidade