Primeira medalha olímpica feminina na natação

Poliana Okimoto conquistou o bronze na maratona aquática, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro

1366 Acessos
Imprimir
Primeira medalha olímpica feminina na natação
Poliana Okimoto é a primeira brasileira a conquistar medalha olímpica na natação / Foto: Marcelo Pereira_Exemplus_COB
A nadadora Poliana Okimoto entra para o RankBrasil por conquistar a Primeira medalha olímpica feminina do país na natação. Nos Jogos do Rio de Janeiro (RJ), em 2016, ganhou o bronze na maratona aquática (10 km), com o tempo de 1:56:51.4.

Ela havia terminado em quarto, mas a arbitragem puniu a francesa Aurelie Muller que acabou a prova em segundo, mas atrapalhou a chegada da italiana Raquele Bruni. Com a desclassificação da francesa, a nadadora italiana ficou com a prata e Poliana com o bronze. O ouro ficou com a holandesa Sharon Van Rouwendaal.

A recordista nasceu em São Paulo (SP), em 8 de março de 1983 e começou a competir com sete anos. Atualmente atleta das Forças Armadas, tem em seu currículo entre outras conquistas, a prata na prova de 10km, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e em Guadalajara, no México (2011).

Em 2009, foi campeã da Copa do Mundo de maratona aquática, vencendo nove das onze etapas disputadas. No mesmo ano, obteve o bronze na prova de 5km, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Roma, na Itália. Em 2013, no Mundial de Barcelona, na Espanha, conquistou a prata nos 5km, ouro nos 10km e a medalha de bronze nos 5km por equipe.

A brasileira também participou das Olimpíadas de Pequim (2008) e de Londres (2012). Na edição chinesa chegou em sétimo lugar na prova. Nos Jogos da Inglaterra, ela precisou abandonar a maratona aquática por conta de uma hipotermia.