Maior caldo de ressaca

Com 7.125 litros, ensopado gigante foi distribuído para foliões durante o Carnafest 2014, realizado em Acopiara (CE)

05/03/2014
22249 Acessos
Imprimir
Maior caldo de ressaca
Caldo produzido em Acopiara (CE) foi distribuído para cerca de 30 mil foliões na quarta-feira de Cinzas
A Prefeitura de Acopiara, a 345 km de Fortaleza (CE), entra para o RankBrasil em 2014 pelo Maior caldo de ressaca do país. Foram produzidos 7.125 litros do ensopado e distribuídos para aproximadamente 30 mil foliões na manhã desta quarta-feira de Cinzas (05/03).

Cerca de 120 pessoas trabalharam voluntariamente no preparo, cozimento e corte dos alimentos. Produtores locais também doaram os ingredientes para a festa que parou a cidade.

A produção da receita gigante aconteceu na Maior panela do Brasil, certificada pelo RankBrasil em 2008, de propriedade do empresário José Rodrigues, de Joinville (SC), que levou o caldeirão até a região interiorana.

Segundo o Prefeito Vilmar Félix, o título do RankBrasil representa uma felicidade e incentivo para o município. “É maravilhoso, uma recompensa de todo o trabalho feito. Fico feliz porque isso mostra que estamos no caminho certo”.

Para o coordenador geral do Carnafest Acopiara 2014, Theognis Florentino, o sucesso da festa movimentou a região. “Estou muito emocionado e feliz com a sensação de dever cumprido. Nós conseguimos aquecer o comércio, além de criar oportunidade de emprego e renda, mas principalmente resgatar a autoestima do povo”.

Modo de fazer
A organização do evento teve muita preocupação com a segurança e higiene dos participantes. Para acessar a área da cozinha foi necessário touca, avental e luvas.

É o que explica Ricardo Calixto, representante da Vigilância Sanitária. “Nós tivemos vários cuidados para evitar qualquer tipo de contaminação. Fizemos análise da água junto com a companhia local. Procuramos utilizar materiais novos ou descartáveis. Além disso, muita higiene no corte e manuseio dos alimentos”.

Alcides Vieira, de Joinville (SC), que acompanha a panela gigante em todos os lugares por onde passa, ficou responsável por dar o ponto no caldo durante o recorde nacional.

Caldo da Caridade
De acordo com a nutricionista Priscilla Maria Jales Falcão Ferreira, responsável pela elaboração da iguaria, o prato é perfeito para recarregar as energias gastas durante a festa de Carnaval.

“O caldo é bem energético porque contém farinha – carboidrato, ovo – proteína, junto com a manteiga que é fonte de gordura. Além disso, a água ajuda na hidratação. Antigamente, quando os patrões doavam esses alimentos para os trabalhadores, que foi como surgiu o caldo, estavam favorecendo os funcionários, mas principalmente pensando neles mesmos: com a sopa, as pessoas ficavam mais dispostas e consequentemente trabalhavam mais”.

Priscilla se refere à história deste prato típico no nordeste, que é conhecido tradicionalmente como ‘Caldo da Caridade’ e até hoje é indicado para dar disposição a doentes ou para quem está de ressaca.

Carnafest 2014
Neste ano foram acrescentados mais dois dias de festa no calendário de Acopiara. Além do recorde, a programação do evento contou com seis dias de muita música sertaneja, forró, samba e axé. Somente no domingo, aproximadamente 60 mil foliões estiveram no Carnaval e mesmo com a chuva uma multidão acompanhou a distribuição da sopa na quarta-feira.

Luiza Maria da Silva, de 40 anos, moradora local, experimentou e aprovou o ensopado gigante. “Está bom demais. Depois desse caldo aqui a ressaca vai embora e pode ter mais seis dias de Carnaval que a gente aguenta. Esse dia vai ficar na história de Acopiara”.

Redação: RankBrasil

Confira a galeria de imagens:


Algumas citações na mídia:
O Povo
Portal Mais Notícias
News Rondônia
DeFato