Cidade mais fria do Brasil

A cidade de São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, entra para o RankBrasil

06/03/2007
51825 Acessos
Imprimir
Cidade mais fria do Brasil
São Joaquim - SC é a Cidade mais fria do Brasil. Situada a 1.360m de altitude, é famosa pela neve que cai a cada inverno.

Entre maio e agosto, São Joaquim é tomada por temperaturas de até -10ºC, geadas, nevoeiros intensos e a tão esperada neve, que a cada ano, pelo menos duas a três vezes, dá o ar de sua graça.

Quando a neve chega é anunciada pelo vento sul. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza.

Mas não é apenas no inverno que São Joaquim é interessante. Em cada estação do ano é possível vivenciar uma sensação diferente. Na primavera, a florada das macieiras e das cerejeiras propiciam um espetáculo à parte, enchendo os olhos e o ar com o suave e adocicado perfume das flores.

No verão, o clima ameno e o ar puro, aliados à tranquilidade das pousadas rurais, fazem da cidade um lugar ideal para o descanso e o encontro com a natureza. Também é nessa época que se pode provar o mel serrano, que pela sua pureza e sabor já foi premiado internacionalmente.

Até o início da década de 70, a economia do município era fundamentada na pecuária, mas a partir daí a cidade teve um grande impulso com a cultura da maçã e hoje, em 2007, São Joaquim é o terceiro produtor da fruta no Estado, contando com mais de 600 pequenos produtores.


Redação: Rejane Rehfeld
Revisão: Fátima Pires