Maior desfile de carros de boi

O recorde é da cidade de Trindade - GO, com 1.799 bois puxando os carros

30/06/2005
16262 Acessos
Imprimir
Maior desfile de carros de boi
O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, acompanhou a romaria do município de Trindade - GO, no dia 30 de junho, homologando o recorde de Maior desfile de carros de boi. Foram 212 carros, totalizando o recorde de 1.799 bois puxando os carros.

A cidade de Trindade conquistou também outro recorde: Maior desfile de cavaleiros, com 1.199 cavaleiros e destes, 35 desfilaram em bois. A devoção ao Divino Pai Eterno leva romeiros a cruzar o interior de Goiás, puxando carros de boi como antigamente, roteiro que revive uma tradição de quase dois séculos.

Há 165 anos, quando começou a romaria dos carros de boi, esse era o único meio de transporte que os lavradores tinham para ir à festa do Divino Pai Eterno e levar junto a família inteira. Atualmente, é a fé que mantém a tradição no ritmo lento, no ritmo do passado.

A cada ano que passa, a romaria do Divino Pai Eterno se torna ainda mais grandiosa, tranformando-se numa das maiores demonstrações de fé do Brasil. Iluminados pelas graças do Pai Eterno, os romeiros peregrinam por Trindade e acompanham uma vasta programação religiosa.

Como tudo começou
Em 1840, um casal de Barro Preto, hoje Trindade, trabalhava na lavoura quando encontrou um medalhão de barro de aproximadamente oito centímetros. No medalhão, estava representada a Santíssima Trindade, coroando Nossa Senhora no céu.

Os dois beijaram a imagem e a levaram para casa. A notícia da descoberta se espalhou rapidamente, juntamente com a sucessão de milagres. Desde então, teve início a comemoração com a novena, que culmina sempre no dia da grande festa, o primeiro domingo do mês de julho.

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires


Consagração ao Divino Pai Eterno
DIVINO PAI ETERNO,
Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.
Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.
Confiamos em vossa bondade e poder.
Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.
Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.
Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.
Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.
DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;
Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.
Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.
Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade.
Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia.
Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.
DIVINO PAI ETERNO,
Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.
Amém!