Maior monumento de abelha

Com 12,6 metros, o recorde é da cidade de Itu - SP

11/04/2006
9123 Acessos
Imprimir
Maior monumento de abelha
Foto: Arquivo pessoal - Mário Biseo
A Maior abelha do país, que em 2006 entra para o RankBrasil, é do município de Itu - SP, a 73km da capital paulista.

Com 12,6 metros de comprimento, a obra foi feita de vidro, idealizada por Mário Biseo e executada por Miami Design.

Situada no Apiário do Nonno, a abelha tem duas finalidades: promocional e educativa. Desde fevereiro deste ano, escolas da região têm sido convidadas para visitas.

No interior da obra, os órgãos são iluminados para que as pessoas possam identificá-los e entender todo o seu funcionamento. A entrada na abelha é pelo abdômen e a saída, pelo tórax.

Preocupado com o meio ambiente e a saúde, Mário Biseo mantém o Apiário do Nonno dentro dos padrões de manutenção e higiene. Lá também é possível mel puro, pois suas colmeias e melgueiras são confeccionadas em madeira tratada com óleo de linhaça.

Se fossem pintadas, teriam resíduos de cobre e chumbo deixados pelas tintas, o que prejudicaria o produto. É protegida com o óleo de soja, não permitindo o acesso de insetos rasteiros nas colmeias.

Segundo Mário Biseo, a equipe faz inspeções diárias de controle e as abelhas rainhas do apiário são de origem italiana. "As técnicas aplicadas são europeias e os pastos apícolas são variados, permitindo uma produção de mel excepcional, cujas características são similares ao melhor produto europeu", destaca.

Medidas dos órgão
> Tórax: 3,6m de comprimento
> Abdômen: 6,7m de comprimento por 3m de altura e 3,2m de largura
> Cabeça: 1,7m de comprimento
> Antenas: 0,60cm de comprimento
> Asas: 5,3m x 5,5m


Redação: Cristina Cadari
Revisão: Fátima Pires