Primeira rede pública de internet do Brasil

A prefeitura de Curitiba criou condições para que toda a população tivesse acesso gratuito à internet

10/11/2004
7774 Acessos
Imprimir
Primeira rede pública de internet do Brasil
Foto: RankBrasil
Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a ter rede pública de internet. A prefeitura criou condições para que toda a população tivesse acesso gratuito a rede mundial de computadores.

O Programa Digitando o Futuro foi criado em junho de 2000, pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) a pedido do então prefeito da cidade, Cássio Taniguchi. O objetivo era diminuir a exclusão digital na capital paranaense e ainda oferecer igualdade de oportunidades para toda população.

O acesso gratuito pode ser feito nos Faróis do Saber, Ruas da Cidadania e no Inter Clique, ônibus que percorre os bairros da cidade. Em todos os pontos existem estagiários capacitados para auxiliarem os usuários, inclusive as pessoas com necessidades especiais e turistas.

Com toda essa comodidade oferecida pela internet para todos os cidadãos, Curitiba está no cenário nacional como uma referência em governo eletrônico, seja na promoção da inclusão digital ou através da implantação de projetos que, com a ajuda do computador e de softwares desenvolvidos pelo ICI, buscam melhoria na qualidade de vida e maior justiça social.

A prefeitura foi além dos objetivos iniciais. Uma infraestrutura tecnológica foi criada para proporcionar acesso às tecnologias de informação, o que incluiu a modernização de escolas, bibliotecas municipais e outros locais públicos.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires