Primeiro livro brasileiro sobre assédio moral

João Renato Alves Pereira é o novo recordista do RankBrasil

06/10/2004
8115 Acessos
Imprimir
Primeiro livro brasileiro sobre assédio moral
Em abril de 2002, o professor e mestre de Iracemápolis - SP, João Renato Alves Pereira, terminou de escrever o Primeiro livro brasileiro sobre assédio moral, com o título ´Dando a volta por cima´.

A obra retrata as várias fases de humilhação de quem é alvo deste tipo de assédio, as estratégias do agressor, os danos que podem prejudicar a saúde e as atitudes que as vítimas devem tomar para combater este ato.

Segundo o recordista, a ideia de escrever sobre este tema surgiu da necessidade de divulgar o assunto e ajudar as pessoas a se defenderem desse tipo de humilhação. "Com a leitura deste livro, o cidadão estará aprendendo a se comportar diante dessas situações, que na maioria das vezes são causadas por chefes, tentando intimidar os funcionários", diz.

Lei brasileira
Quando vereador, João Renato também foi o autor da primeira lei brasileira que protege o funcionário contra assédio moral. Esta lei foi regulamentada em 2001 e elaborada pelo recordista, após trabalhar em uma organização privada e ser vítima de assédio moral.

Ele idealizou a lei para proteger o funcionário municipal e desenvolveu o projeto em parceria com o vereador Arselino Tatto, da cidade de São Paulo.

Assédio moral
O assédio moral é todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a autoestima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional ou à estabilidade do vínculo empregatício do funcionário.

Entre as ações que implicam em assédio moral estão: marcar tarefas com prazos impossíveis, passar alguém de uma área de responsabilidade para funções triviais, tomar crédito de ideias de outros, ignorar ou excluir um funcionário só se dirigindo a ele através de terceiros, sonegar informações de forma insistente, espalhar rumores maliciosos, criticar com persistência e subestimar esforços.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires