Maior orquestra de frevo

Com 560 músicos, o Orquestra Jaguar, liderada pelo maestro Ademir Araújo, entra para o RankBrasil

12/02/2008
7851 Acessos
Imprimir
Maior orquestra de frevo
Orquestra Jaguar conquista recorde com 560 músicos - Imagem: divulgação RankBrasil
O Carnaval no Brasil é um sucesso reconhecido no mundo inteiro. No ano de 2008, o governo de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Olinda, entrou para o RankBrasil pelo recorde de Maior orquestra de frevo do país.

A Orquestra Jaguar, liderada pelo maestro Ademir Araújo, teve a participação de 560 músicos, que tocaram frevo pelo Sítio Histórico de Olinda.

Os músicos se reuniram no Largo do Mosteiro de São Bento. Depois partiram em cortejo, passando em frente ao Palácio dos Governadores, seguindo pela Rua 27 de Janeiro, Praça de São Pedro, Avenida Marcos Freire, até o Fortim.

Quando a orquestra chegou ao Pólo Integrado Pernambuco, os músicos foram recebidos por capoeiristas e uma fanfarra, dançando uma coreografia que caracterizava o surgimento do ritmo, que virou símbolo do Carnaval do Estado.

Assim que a fanfarra foi se aproximando dos capoeiristas, o compasso foi acelerando, chegando ao frevo que conhecemos atualmente. O maestro regente da orquestra, Ademir Araújo, esteve presente em todo o trajeto. Quando os instrumentistas terminaram a apresentação, ele subiu ao palco para reger a maior de todas as orquestras.

O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, que esteve presente no evento, explica que foram feitas duas contagens em diferentes momentos: uma antes de começar o desfile e a outra quando o grupo chegou ao destino. “Foram contados um a um e somente os que estavam tocando algum instrumento”, destaca.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires