Primeira pista de skate do Brasil

Localizada em Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, pista recordista foi inaugurada em dezembro de 1976

07/01/2013
5140 Acessos
Imprimir
Primeira pista de skate do Brasil
Pista é chamada de Skatódromo - analogia criada na década de 70 - Imagem: divulgação
A primeira pista de skate do Brasil e também da América Latina, que entra para o RankBrasil, fica na praça Ricardo Xavier da Silveira, em Nova Iguaçu - RJ e foi inaugurada em 04 de dezembro de 1976.

Chamada de Skatódromo – analogia criada na década de 70 – a pista consiste em duas grandes bacias formando um L. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo engenheiro Henrique Reina.

A pista recordista de Nova Iguaçu ainda existe e é patrimônio histórico do skate nacional. Antes mesmo da inauguração do local, o país realizou o primeiro campeonato de skate, que aconteceu em 1974, no Clube Federal do Rio de Janeiro.

No Brasil, o skate chegou na década de 60, através de surfistas norte-americanos, que conheceram o esporte radical nos Estados Unidos e levaram a novidade ao resto do mundo. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro: eram os famosos rolimãs, adaptados em pedaços de madeira.

O skate teve sua maior evolução no Brasil na década de 90, não só em termos de mercado, mas também em crescimento do número de praticantes, em manobras diversificadas, na organização de campeonatos e na exposição na mídia em geral.

Em 1999, foi criada a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e com isso houve a construção de centenas de pistas de skate pelo país. Na época, uma pesquisa da Data Folha constatou que o Brasil já havia mais de 2,7 milhões de praticantes do esporte. Atualmente, são mais de 300 competidores brasileiros profissionais e cerca de 10 mil nas categorias de base.



No mundo
Os primeiros relatos sobre o skate no mundo aconteceram na década de 30, em Los Angeles e no interior dos Estados Unidos. Algumas lojas de brinquedo perceberam que as crianças, quando quebravam a parte de cima do patinete, continuavam brincando só com a parte de baixo, algo bastante parecido com o skate.

O esporte surgiu para o mundo em meados dos anos 60, quando surfistas da Califórnia redescobriram o skate colocando rodinhas de patins em uma madeira que imitava uma prancha. Na época, o mercado de surf em alta ajudou a impulsionar o skate.

No ano de 1974, o skate teve sua primeira grande evolução mundial. O engenheiro químico Frank Nashworthy descobriu uma composição chamada uretano, material que deu origem às verdadeiras rodas do brinquedo, consolidando-o como esporte popular.

Skate
Considerado um esporte radical, o skate consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos. O praticante deve executar manobras especiais, equilibrando-se em uma prancha dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos. No Brasil, quem pratica o esporte recebe o nome de skatista.


Fontes: Confederação Brasileira de Skate, Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Brasil Escola e Wikipédia
Redação: Fátima Pires