Maior liga de futsal no Brasil

Com 8.864 atletas, divididos em 352 equipes, a Rio Futsal entra para o RankBrasil

05/12/2008
9731 Acessos
Imprimir
Maior liga de futsal no Brasil
A Rio Futsal entra em 2008 para o RankBrasil com o recorde de Maior liga de futsal no Brasil. São 8.864 atletas, divididos em 352 equipes.

A liga foi criada em 2003, pelo professor conhecido como Jorge Rabello. A ideia era incentivar e popularizar o esporte, livrando os clubes das altas taxas cobradas pelas outras entidades, além da vontade de fazer um campeonato mais transparente.

O campeonato também tem finalidade social, facilitando o acesso ao esporte e contribuindo para que as crianças não se envolvam com drogas. A liga faz da formação do atleta uma inclusão social, mostrando uma realidade nacional.

Somente no ano de 2008, a Rio Futsal doou mais de 30 pares de tênis, caneleiras e luvas, cedidos pela empresa Tronic para os atletas carentes. Outro objetivo é inserir a criança na escola. Para fazer parte da liga, o atleta deve estudar: só participa quem apresenta declaração escolar, RG e atestado médico anual.

Muitos atletas da liga foram para o exterior e começaram no Fraldinha, com nove anos. Os grandes times pegam os garotos quando estão começando no esporte e levam para as categorias de base. Desta forma, os bons jogadores vão subindo de categoria, até chegar ao Real Madrid ou jogar profissionalmente em grandes times brasileiros.

“Acredito que daqui a três anos, todo grande atleta do Rio de Janeiro tenha passado a primeira experiência na Rio Futsal, que é o campeonato de novos talentos no Brasil", acredita o professor Jorge Rabello.


Redação RankBrasil
Revisão: Fátima Pires