Maior coleção de quebra-cabeças montados

Com a exposição de 686 jogos somando 326.821 peças, a colecionadora Luiza Figueiredo supera sua própria marca junto ao RankBrasil

19/09/2015
9058 Acessos
Imprimir
Maior coleção de quebra-cabeças montados
Luiza Figueiredo exibe os troféus do RankBrasil pela superação de seus recordes / Foto: RankBrasil
Luiza Figueiredo, colecionadora de São Paulo (SP), superou em 2015 a própria marca junto ao RankBrasil de Maior coleção de quebra-cabeças montados. Em 19 de setembro ela realizou uma exposição com 686 jogos, que somam 326.821 peças.

Para conferir os números, o representante do RankBrasil, Luciano Cadari participou do evento. Ele menciona a impecável organização da recordista.

“Além de ser um recorde incrível, com várias formas e cores, a coleção merece destaque por ser muito bonita e encher os olhos dos visitantes”, diz.

Os jogos estão dispostos no chamado Quartos dos Sonhos, preparado especialmente para este fim e localizado na residência da paulistana. “Dei este nome porque todo mundo que entra no espaço fica realmente maravilhado”, destaca a colecionadora. Entre os diversos formatos estão redondos, ovais, em 3D, esféricos, em forma de vaso e alguns com peças minúsculas.

A coleção tem objetos de vários países do mundo como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, China, Espanha, Itália, Canadá, entre outros. Entre as atrações está o da Ilha de Manhattan, com as famosas Torres Gêmeas. A novidade da exposição deste ano foi o jogo Mandala, o qual possui mil peças e é o primeiro da linha própria de fabricação de Luiza.

Segundo ela, superar o próprio recorde junto ao RankBrasil significa uma alegria e também uma maneira de divulgar sua arte, além de incentivar as pessoas a montarem quebra-cabeças. “É uma atividade que exercita o cérebro”, comenta.

A mostra reuniu aproximadamente 40 pessoas, entre amigos e familiares da paulistana, além de outros colecionadores e apreciadores. Informações no site oficial da recordista ou pelo email lufig834@gmail.com.
Entre os diversos formatos dos quebra-cabeças estão redondos, ovais, em 3D, esféricos, em forma de vaso e alguns com peças minúsculas / Foto: RankBrasil

Hobby de uma vida inteira
Luiza coleciona estes objetos há 48 anos. Começou como uma brincadeira de criança que se transformou em seu maior lazer. “Tirando minha família, a coleção é a minha vida, a minha dedicação e isto é muito gratificante”, revela. A recordista completa dizendo que montar quebra-cabeças é uma grande terapia: “É a ocupação do tempo com algo interessante”.

Os jogos são emoldurados com uma técnica própria, permitindo que eles sejam desmontados a qualquer momento. A colecionadora utiliza filme PVC para fixação e proteção. “Sou contra o definitivo”, frisa. Ela recomenda o passatempo para pessoas de todas as idades, “por contribuir com a ativação da memória e a visão espacial”.

Outro recorde brasileiro
No mesmo evento, Luiza superou outro recorde junto ao RankBrasil: Maior coleção de quebra-cabeças. A paulistana apresentou 1.090 jogos que totalizam 782.277 peças.

Recorde superado
Ano Colecionadora Número de
quebra-cabeças
Número
de peças
2012 Luiza Figueiredo 306 183.405






Redação: Fátima Pires

Confira a galeria de imagens
Maior coleção de quebra-cabeças montados