Maior queijo minas padrão

Com 1.770 kg e 70 cm de altura, Ipanema (MG) supera o recorde pelo quarto ano consecutivo

02/08/2014
11498 Acessos
Imprimir
Maior queijo minas padrão
Ipanema produziu um queijo gigante de 1.770 kg, superando mais uma vez o recorde brasileiro / Foto: RankBrasil
A cidade de Ipanema (MG) conquistou o recorde de Maior queijo minas padrão pelo quarto ano consecutivo junto ao RankBrasil. Desta vez com a marca de 1.770 kg, a iguaria foi atração durante a quinta Festa do Queijo, realizada nos dias 1 e 2 de agosto de 2014.

Tradição em Ipanema (MG), a receita gigante 170 kg maior neste ano em comparação com a edição passada, mediu 70 cm de altura. Em 2013, o queijo atingiu 1,6 mil kg.

O fiscal do RankBrasil Luciano Cadari esteve no local acompanhando o desafio. Após conferir as medidas, ele entregou o troféu de recordista nacional. Mais um para a coleção de conquistas do município que estabeleceu o recorde em 2011 e também superou a marca nos anos de 2012 e 2013 com a presença do RankBrasil.

Segundo o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, todos estão muito felizes com o resultado da receita. “A cidade está em festa. Parece um feito simples, mas faz a autoestima do povo crescer, faz as pessoas acreditarem que é possível romper limites e alcançar desafios. Eu me sinto realizado e orgulhoso em fazer parte disso”.

A iguaria começou a ser feita em 19 de julho pelo queijeiro da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil), junto com auxiliares e inspetores. Foram necessários aproximadamente 15 mil litros e meio de leite para produzir o queijo.

O prefeito também lembra a importância do produto para a cidade. “Ipanema é uma bacia leiteira e a cooperativa produtora do queijo, a maior empresa empregadora do município. Valorizar este produto local é incentivar a permanência do homem no campo, evitando o êxodo rural, e proporcionando um crescimento econômico que vai melhorar a qualidade de vida de todos”.

Como acontece anualmente, o produto gigante foi apresentado com um desfile em carro aberto e distribuído gratuitamente na Praça Coronel Calhau para os participantes.

O evento realizado pela Prefeitura de Ipanema contou com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). Produtos da culinária do queijo foram vendidos durante a comemoração. Além disso, shows animaram as pessoas. Os bares da região ofereceram cardápio especial para também entrar no clima de festa.

Confira a galeria de imagens:

Maior doce de leite
Este ano, a Festa do Queijo de Ipanema superou o recorde de
Maior doce de leite do país, com 507,5 kg. O recorde foi igualmente registrado pelo RankBrasil.

Recorde superado
cidadeestadopesoalturadiâmetroano
IpanemaMG1.30559 cm175 cm2011
IpanemaMG1.48062 cm175 cm2012
IpanemaMG1.60062 cm175 cm2013

Redação: RankBrasil






Reportagem do programa Hoje em Dia:



Outras citações na mídia:
Globo Rural
Rede Record
Jornal Em
Portal Caparaó
Hoje em dia - Record
Balanço Geral MG