Menor pônei do Brasil

Relíquia tem 55 cm de altura, pesa 29 kg e tem um ano e dois meses de idade

30/03/2010
14642 Acessos
Imprimir
Menor pônei do Brasil
Foto: Arquivo Minifazenda Reino Encantado
Relíquia, que entra para o RankBrasil em 2010, é considerada a Menor pônei do país, com 55 cm de altura. Ela é da raça Mini-Horse, tem um ano e dois meses de idade e pesa 29 kg.

Considerando que a maioria dos animais desta raça mede entre 65 cm e 93 cm de altura, a pônei recordista, que já é adulta, é considerada uma atração em eventos como aniversários infantis, shows e exposições.

O dono do animal é Antonio Carlos Rocha de Oliveira, da cidade de Alfenas – MG, que também é proprietário da Minifazenda Reino Encantado. "A Relíquia é um animal de rara beleza, é de pequeno porte, muito dócil e encanta crianças e adultos em suas apresentações”, conta, orgulhoso.

Para ele, a Relíquia ser certificada pelo RankBrasil é uma realização e reconhecimento do trabalho na sua minifazenda.

Cuidados e curiosidades
Antônio Carlos fala sobre alguns cuidados e curiosidades em relação à criação dos minipôneis e afirma que eles podem ser criados soltos, em campos com capim, vacinas e vermífugos necessários, e também em baias e cocheiras.

"Eles consomem de um a dois quilos de ração por dia, divididos em três refeições, um fardo de capim por semana, sal mineral e água limpa", comenta.

A reprodução ocorre naturalmente. O tempo médio de gestação é de 11 meses, ou seja, aproximadamente 335 dias, e geralmente o parto ocorre de forma natural.

Quando o animal atinge dois anos, inicia-se o trabalho com a sela. Quando estiverem bem domados, podem ser oferecidos para as crianças.

Reino Encantado
A Minifazenda Reino Encantado foi criada no município de Alfenas – MG, no ano de 1992, quando o proprietário Antonio Carlos adquiriu uma minipônei.

No ano 2000, recebeu dois minipôneis reprodutores e duas minivacas. Em 2002, com o crescimento da minifazenda foram realizadas novas aquisições e Antônio Carlos começou a levar os animais a festas de aniversários e eventos na cidade e toda a região.

A minifazenda é referência na criação de pequenos animais no Sul de Minas, destaca-se na criação de minipôneis, minivacas, minicaprinos, miniporcos, entre outros pequenos animais.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires