
O Dia da Amazônia, comemorado nesta quarta-feira (05) sugere a todos os brasileiros uma reflexão sobre a importância do meio ambiente. Instituída oficialmente no Brasil, a data serve para conscientizar a população em relação à necessidade de preservação da Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical úmida do mundo.
Projeto de lei do ano de 2003, o Dia da Amazônia foi uma ideia do deputado Humberto Michiles, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha do dia 05 de setembro aconteceu em homenagem à fundação da Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.
De acordo com o projeto apresentado pelo deputado, a data deve ser lembrada por todos, pela riqueza inestimável que a Floresta Amazônica representa para o Brasil e também para o mundo, por ser uma das regiões mais ricas e complexas do planeta.Pela exploração predatória do homem, a floresta tem sofrido impactos como desmatamento, poluição de rios e queimadas, ameaçando de extinção muitas plantas e animais. Para o Dia da Amazônia, fica a reflexão necessária sobre preservação: além da rica biodiversidade que pode desaparecer, a floresta é fundamental no equilíbrio climático do planeta.