Brasil é o quarto país do mundo com mais prédios verdes

Já são 601 empreendimentos com a certificação LEED, um sistema de orientação ambiental usado em mais de 130 países

30/01/2013
5695 Acessos
Imprimir
Brasil é o quarto país do mundo com mais prédios verdes
Selos de qualidade trazem diversas vantagens para os empreendimentos - Imagem: divulgação RankBrasil
O Brasil já é o quarto país do mundo com mais prédios verdes, possuindo 601 empreendimentos com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Trata-se de um sistema de orientação ambiental de edificações usado em mais de 130 países.

No ranking, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que conta com 41.857 prédios, da China, que tem 996, e dos Emirados Árabes Unidos, com 791.

No caso do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), uma certificação internacional de construções sustentáveis baseada no processo francês Démarche HQE, o Brasil também apresenta um bom número. Já são 129 certificados, com o desenvolvimento e adaptação à regulamentação brasileira pela Fundação Vanzolini.

Os selos de qualidade LEED e AQUA, que mostram os compromissos ambientais das edificações do país, trazem diversas vantagens para os empreendimentos, entre elas, a redução dos custos operacionais e a valorização do imóvel.

Primeiro prédio com certificação LEED
O prédio JK 1455, da avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em São Paulo, foi o primeiro a obter a certificação LEED ouro do Brasil, em novembro de 2012. Para que sua estrutura passasse a ser sustentável, o edifício passou por uma adequação, aprimorando técnicas para a redução do impacto ambiental.

Entre as soluções verdes do prédio estão estratégias para a redução do consumo de energia elétrica, melhor utilização da água e maior eficácia na limpeza, através da implantação de políticas visando eficiência com mínimo uso de produtos químicos.

Primeira fábrica a obter o selo LEED
A primeira fábrica do país a obter o selo LEED foi a da Coca-Cola, que fica na Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba – PR. A certificação na categoria New Construction foi atestada em agosto de 2012. O empreendimento usa tecnologias e medidas de eficiência energética, tem consumo eficiente da água, qualidade interna do ar, iluminação facilitada, sistema de captação de água da chuva e telhado verde.


Redação: Fátima Pires