O Brasil está presente na 33ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), considerada a maior feira de turismo da Espanha. O encontro mundial começou na quarta-feira (30) e segue até o próximo domingo (03), em Madri.A Fitur reúne aproximadamente 210 mil participantes, entre profissionais do setor, empresários e consumidores de viagens, além de mais de 10 mil empresas e cerca de sete mil jornalistas de pelo menos 166 países.
Liderado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o espaço brasileiro na feira tem 796 m² e conta com a participação de 43 co-expositores, das iniciativas públicas e privadas.Um dos dez maiores emissores de turistas para destinos brasileiros, a Espanha é considerada um mercado prioritário para a promoção turística do país. Por este motivo, o objetivo principal da participação do Brasil na feira é dar mais visibilidade à comercialização de viagens turísticas ao território nacional.
A campanha brasileira na Fitur quer reforçar a imagem do Brasil como país diversificado. A ideia é mostrar que as opções turísticas vão além de destinos com sol e praia, fortalecendo outros segmentos, como negócios, eventos, ecoturismo, cultura e gastronomia.
Espanhóis no Brasil
No ano de 2011, a Espanha subiu de 10° para 9° maior emissor de turistas ao Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao país, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos das viagens foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%).
Redação: Fátima Pires