O Brasil tem o menor custo de banda larga móvel pré-paga, entre 15 países analisados pela Tariffwire, enquanto a Itália oferece a maior taxa.Já em relação à banda larga móvel pós-paga, o Brasil ficou com o décimo maior custo, sendo mais cara apenas que a Arábia Saudita, Reino Unido, Áustria, Suécia e França.
Por outro lado, nas taxas de telefones fixos, o Brasil tem a quinta maior tarifa, custando aproximadamente 16,4 euros por mês pela linha fixa.Os Estados Unidos aparecem como o país de taxa mais cara, com 18,1 euros e os Emirados Árabes Unidos, com a mais barata: 3,1 euros por mês.
No quesito taxas de roaming, que são os custos cobrados por ligações interurbanas, o Brasil é o segundo mais caro, cobrando em torno de 1,4 euros por minutos.O país perde apenas para a Singapura, que cobra 1,6 euros por minuto. Nos outros analisados, as taxas são semelhantes, variando de 0,6 euros a 0,35 euros por minuto.
A pesquisa
A pesquisa analisou os serviços prestados no Brasil, Áustria, França, Alemanha, Itália, Holanda, Arábia Saudita, Espanha, Suíça, Suécia, Reino Unido, Singapura, Estados Unidos, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.Redação: Fátima Pires