Brasil é o país com maior número de finalistas na Copa da Microsoft

Última etapa da competição terá a participação de 15 estudantes brasileiros

06/07/2012
3062 Acessos
Imprimir
Brasil é o país com maior número de finalistas na Copa da Microsoft
O Brasil possui o maior número de estudantes na final da Copa do Mundo da Computação da Microsoft, a Imagine Cup, que reúne alunos de mais de 100 países.

Ao todo, 15 brasileiros, divididos em seis times, estão classificados para a última etapa do torneio. Eles vão concorrer a prêmios que somam US$175 mil dólares e serão entregues na próxima terça-feira (10), na cidade de Sydney, na Austrália.

Entre os trabalhos estão um jogo capaz de controlar uma organização que ajuda no desenvolvimento de várias cidades ao redor do mundo e um sistema de criação e compartilhamento de aulas interativas.

Outro projeto brasileiro que está na final é uma interface 3D, que permite ao usuário interagir com os objetos virtuais tridimensionais, como se estivessem realmente em suas mãos: podendo mover, girar e até mesmo ver como estes objetos seriam no passado e no futuro.

Este ano, o torneio internacional contou com 245 mil inscrições, de mais de 190 países. Com 33 mil participantes, o Brasil foi o terceiro maior em número de inscritos, perdendo apenas para a China e a Índia.

Competições anteriores
Tricampeão na Imagine Cup, nos dois anos anteriores, o Brasil também foi o país com maior número de participantes na final da competição. Tanto em Nova Iorque, em 2011, como na Polônia, em 2010, cinco equipes brasileiras estiveram na última etapa do torneio.

Imagine Cup
Criada em 2003, a Copa do Mundo da Computação da Microsoft é a principal competição de tecnologia para estudantes de todo o mundo. Os jovens têm o desafio de criar soluções tecnológicas, como softwares, games e aplicativos para dispositivos móveis, para ajudar a melhorar as áreas da educação, saúde, meio ambiente, entre outras.

Redação: Fátima Pires