Caetano Veloso vira personalidade do ano no Grammy

Homenageado ao artista faz do Brasil o terceiro país mais lembrado na premiação

11/07/2012
5957 Acessos
Imprimir
Caetano Veloso vira personalidade do ano no Grammy
Caetano Veloso vai receber o maior tributo do Grammy Latino, de ‘personalidade do ano’. Com quase 50 discos lançados, o cantor e compositor é considerado um dos músicos contemporâneo mais popular e reconhecido.

O artista será o segundo brasileiro a receber a homenagem, que é prestada pela Academia Latina de Artes e Ciências de Gravação. O primeiro foi Gilberto Gil, em 2003. Com o título, o Brasil se torna o terceiro país mais lembrado na história da premiação, igualando-se à Espanha e Cuba.

Em primeiro lugar no ranking mundial está o México, com quatro homenageados, e os Estados Unidos aparecem na terceira posição, com três pessoas na lista. Outros países com o privilégio de receber um tributo são República Dominicana, Porto Rico e Colômbia.

Além de ser eleito ‘personalidade do ano’, Caetano Veloso já recebeu dois prêmios Grammy, oito Grammy Latino e diversos outros no Brasil e no mundo. Sua obra musical é considerada de grande valor intelectual e poética.

Influência
Em sua carreira, o artista também publicou livros, dirigiu o filme ‘O Cinema Falado’ e foi tema de documentário. Um dos artistas mais influentes desde a década de 60, ele se transformou em uma das personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião nacional.

Caetano Veloso fez parte do Tropicalismo, movimento que agregou a cultura pop aos gêneros nacionais, com severas críticas aos níveis políticos e morais. Expulso pelo regime militar, viveu no exílio em Londres, na Inglaterra, de 1968 a 1972.

Internacionalmente, Caetano Veloso é mencionado como um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a renomados nomes como Bob Dylan, Bob Marley e Lennon/ McCartney.

A homenagem
A homenagem a Caetano Veloso vai acontecer em 14 de novembro, em Las Vegas, nos EUA, na véspera da celebração do Grammy Latino de 2012. Na noite de gala, diversos artistas interpretarão as canções do músico brasileiro. Parte da arrecadação do evento será destinada à Fundação Viva Cazuza, entidade que foi escolhida pelo próprio artista.

Grammy Latino
O Grammy Latino é o maior prêmio da música latina. O anúncio da escolha do músico brasileiro como ‘personalidade do ano’ foi feito na terça-feira (10), com a justificativa de que Caetano Veloso se tornou o embaixador de destaque da música e cultura brasileiras.

Redação: Fátima Pires