Maior coxinha do Brasil

Com 32,31 quilos, o Dom Cruz Salgados, da cidade de Navegantes (SC) quebra recorde brasileiro

26/12/2021
5753 Acessos
Imprimir
Maior coxinha do Brasil
O Dom Cruz Salgados, de Navegantes (SC), bate recorde ao apresentar uma coxinha pesando 32,31 quilos / Foto: RankBrasil
O Dom Cruz Salgados, da cidade de Navegantes (SC) quebra recorde junto ao RankBrasil em 2021 ao produzir a Maior coxinha do país. A iguaria pesou 32,31 quilos e foi exibida na praia do Gravatá, em 26 de dezembro de 2021. O recorde anterior era de 11,106 quilos.

Os representantes do RankBrasil, Luciano Cadari e Iolete Cadari estiveram presentes no evento. Eles aferiram o peso e oficialização a nova marca brasileira com entrega de troféu. De acordo com Cadari, a coxinha foi feita dentro dos padrões necessários de higiene e estava muito saborosa.

Após a confirmação do recorde, a iguaria foi dividida e distribuída gratuitamente para aproximadamente 220 pessoas que circulavam pela praia. Conforme o proprietário do Dom Cruz Salgados, Lucas Daniel da Cruz, a principal dificuldade foi modelar a coxinha, pois devido ao peso a massa tende a rachar. “Outro obstáculo foi a fritura”, conta.

Para produzir a iguaria gigante, que teve sabor de frango com catupiry, foram necessários 7 kg de farinha de trigo, 20 kg de frango, 12 l de água, além de sal, salsinha, cebolinha, catupiry e pimenta. Lucas comenta que a coxinha demorou mais ou menos duas horas para ser feita e uma hora e meia para fritar.

Segundo o proprietário do Dom Cruz Salgados, a ideia de preparar uma coxinha gigante surgiu devido à crise do Covid 19. “A pandemia atrapalhou bastante as vendas, então decidi fazer um evento na praia para atrair mais turistas e clientes. Um amigo sugeriu a produção de uma iguaria gigante e eu abracei a ideia”, lembra.

Lucas destaca que bater esse recorde junto ao RankBrasil significa orgulho para toda a família. “A gente vem de geração em geração trabalhando com a linha de salgados, desde meus avôs, e chegar nesse nível é muito gratificante”, revela.

Gincana da coxinha
Paralelamente à conquista do recorde, o Dom Cruz Salgados realizou, com ajuda de seus parceiros, uma competição com premiação para quem conseguisse comer uma coxinha de um quilo no prazo de 10 minutos. Ao todo 30 coxinhas foram oferecidas na gincana, mas apenas oito pessoas conseguiram vencer a prova.

Dom Cruz Salgados
A empresa teve início em 14 de dezembro de 2017 e vende salgados nas lanchonetes, supermercados e restaurantes da região, além da comercialização nas ruas e na praia. Oferece coxinhas de costela assada, de frango, de camarão e de linguiça, bolinho de carne, bolinha de queijo, risoles de presunto e queijo, salsicha empanada, quibe de carne e de catupiry, e a toda linha de assados.