Maior número de fotos em viagem ecológica

São 5.500 fotos, realizadas em 72 dias, que retratam a vida e as condições de subsistência da população ribeirinha

05/07/2004
9192 Acessos
Imprimir
Maior número de fotos em viagem ecológica
O repórter fotográfico Gilberto Camargos entra mais uma vez para o RankBrasil. O primeiro recorde foi de Maior viagem ecológica do país. Agora, conquista o título de Maior número de fotos em viagem ecológica.

Em 1991, Gilberto percorreu sozinho o Rio São Francisco. Ele saiu de Minas Gerais de barco, até o oceano Atlântico, realizando um documentário fotográfico. Foram 5.500 fotografias, além de trabalhos de conscientização da população ribeirinha sobre a importância do rio e do meio ambiente.

Em suas fotografias, o recordista retratou a vida e as condições de subsistência da comunidade: folclore, pessoas, natureza, destruições, cidades, belezas naturais que ainda conseguem sobreviver, animais, peixes, barcos antigos como o vapor Benjamim Guimarães, entre outros assuntos.

Durante a viagem, Gilberto encontrou muitas adversidades, as quais soube superar com improviso e determinação. Equipado com duas máquinas pentax K 1000, filmadora e 300 filmes, ele ficou 72 dias em uma embarcação de alumínio, em direção à foz do Rio São Francisco.

Gilberto pretende lançar um livro, mas atualmente está terminando a revista em quadrinhos ´Cabloco D´agua´. O repórter fotográfico atravessou cinco estados, começando pela Serra da Canastra, até o oceano Atlântico.

O objetivo da viagem foi transformar todos os filmes de 36 poses em registros detalhados da fauna, flora e vida ribeirinha do Velho Chico.

Com todo o acervo fotográfico, Gilberto já fez mostras no Palácio das Artes, em Belo Horizonte - MG; na Alemanha; no Posto Safári, BR 262; ponte Rio São Francisco, em São Paulo; na Rio 92, em Brasília - DF; em Sergipe - SE, e em Juazeiro - BA. Todas as mostras denunciam o descaso com o meio ambiente.

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires